Foto: Ascom/PCBA
A Polícia Civil da Bahia identificou e prendeu o responsável por espalhar um boato de “toque de recolher” que aterrorizou os moradores e comerciantes das cidades de Cachoeira e São Félix, no Recôncavo Baiano.
A mensagem, que circulou amplamente nas redes sociais na última quarta-feira (01/10), determinava que “cada um fique em seu quadrado”, causando grande pânico e correria.
O autor do boato prestou depoimento na Delegacia Territorial (DT/Cachoeira) e foi responsabilizado criminalmente, ficando à disposição do Poder Judiciário.
Pânico e Conflito de Facções
Os rumores de toque de recolher surgiram após episódios de violência intensa na região. Segundo o jornal Correio24Horas, a ameaça teria sido uma resposta à perda de controle de São Félix pelo grupo criminoso BDM para o Comando Vermelho (CV), há cerca de 15 dias.
Na segunda-feira (29/09), a escalada da violência foi sentida diretamente pela população: tiros foram disparados perto da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), em Cachoeira, por volta das 18h. O confronto provocou correria entre estudantes e transeuntes. No dia seguinte, o medo se tornou real, e comerciantes foram obrigados a fechar as portas mais cedo devido a uma ordem imposta pelo tráfico.
Operação Conjunta
A prisão do autor do boato e as ações de segurança são parte de uma operação conjunta da Polícia Civil e do Comando de Policiamento da Região do Recôncavo da Polícia Militar.
As diligências, que visam conter a onda de violência, contam com equipes da 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Santo Antônio de Jesus) e do Departamento de Inteligência Policial (DIP). A Polícia Civil informou que as investigações continuam em andamento e sob sigilo.
A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) reforça a importância da colaboração da população e pede que informações sobre a criminalidade sejam repassadas pelo Disque Denúncia 181. A identidade do denunciante é mantida em sigilo absoluto. Fonte: IB