Mesa ao Vivo Bahia celebra sabores e cultura na Ceasinha do Rio Vermelho

Foto: Marcos Braga/AscomSDE

Cultura, gastronomia e identidade baiana se encontraram nesta sexta-feira (10/10) durante a 10ª edição do Mesa ao Vivo Bahia 2025, evento que reuniu chefs renomados, produtores locais e o público no Mercado do Rio Vermelho (Ceasinha), em Salvador. Com o tema “Sabores de mar e terra: o mercado que alimenta a Bahia”, a iniciativa reforça o papel da gastronomia como vetor de desenvolvimento econômico e valorização cultural.

Promovido pelo Núcleo de Inteligência em Gastronomia Mundo Mesa, responsável pela revista Prazeres da Mesa, o evento contou com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), gestora do equipamento. Representando o secretário Angelo Almeida, o diretor de Gestão de Mercados e Centrais de Abastecimento, Alberto Queiroz, ressaltou a importância do encontro, que pelo terceiro ano consecutivo acontece na Ceasinha.

“O Mesa ao Vivo reforça a potência da gastronomia baiana. Tudo que os grandes chefs utilizam está aqui no mercado — produtos frescos, acessíveis e de alta qualidade. Além disso, o evento é democrático, com entrada gratuita, o que fortalece ainda mais a conexão com a comunidade”, destacou Queiroz.

A abertura da Cozinha Show ficou por conta da chef Dayse Paparoto, que encantou o público com a receita “A Bahia com toque de Itália”, unindo a culinária italiana à baiana em um torteli de camarão com molho de moqueca e azeite de coentro.

“Misturar as cozinhas é trazer novas visões sobre a Bahia. Aqui os produtos são frescos e de excelente qualidade, o que garante um resultado incrível na cozinha e valoriza quem produz e vende”, afirmou a chef.

O evento segue até sábado (11), reunindo mais de 20 chefs de renome nacional e internacional, com entrada gratuita mediante inscrição no site oficial.

Ceasinha: um ícone gastronômico da Bahia

Referência no turismo gastronômico, a Ceasinha é símbolo de representatividade regional e reúne vinhos, pescados, chocolates, azeites, temperos, produtos da agricultura familiar e opções veganas, sem glúten e congeladas.

Fundado nos anos 1970 como feira livre, o espaço evoluiu para um dos principais polos de gastronomia e cultura de Salvador, com 240 vagas de estacionamento e estrutura moderna. Além da comercialização, o local sedia grandes eventos culinários, atraindo turistas e baianos ao coração do Rio Vermelho.

📍 Endereço: Avenida Juracy Magalhães Júnior, nº 1624 – Rio Vermelho
🕒 Funcionamento: Segunda a sábado, das 7h às 19h. Domingos e feriados, das 7h às 14h (praça de alimentação até as 16h). fonte: IB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *