Tempestades arrasadoras deixam 32 mortos e dezenas de meninas desaparecidas em acampamento no Texas

Rio Guadalupe subiu quase 6 metros após as fortes chuvas no Texas – Foto: Eric Vryn / Getty Images North America / Getty Images via AFP.

As fortes tempestades que atingiram o estado do Texas desde a tarde de sexta-feira (4) provocaram enchentes devastadoras e já deixaram ao menos 32 mortos, além de dezenas de desaparecidos, gerando um cenário de calamidade. As chuvas intensas caíram principalmente na região central do estado, persistindo durante a noite e a madrugada deste sábado, com menor intensidade ao longo do dia, mas ainda mantendo a região sob alerta de inundações.

De acordo com o xerife do condado de Kerr, Larry Lethia, entre as vítimas fatais estão 18 adultos e nove menores de idade. Outras 860 pessoas precisaram ser resgatadas de suas residências, sendo que oito delas ficaram feridas. Entre os desaparecidos estão 27 meninas que participavam de um acampamento cristão de verão às margens do rio Guadalupe, na cidade de Kerrville, uma das áreas mais castigadas pelas cheias.

Segundo Dalton Rice, funcionário da administração municipal, quase 750 meninas participavam das atividades do acampamento no momento em que o nível do rio subiu de forma súbita, avançando quase 8 metros em apenas 45 minutos e arrastando veículos, construções e árvores pelo caminho. O local, que hoje amanheceu com a água já recuada, apresenta um cenário de destruição: cabanas com janelas quebradas, lama cobrindo os pisos e carros empilhados ou presos em galhos de árvores.

Michael, de 40 anos, contou que viajou cerca de 150 km desde Austin para buscar a filha de 8 anos. “Passamos o dia inteiro em Kerrville ontem tentando informações nas unidades de gestão de crise. Hoje, viemos o mais rápido possível para ver se conseguíamos encontrar alguma pista”, relatou emocionado.

Os serviços de resgate seguem mobilizados para localizar as meninas e outros desaparecidos. O xerife Lethia garantiu que “não vamos parar até que todos tenham sido encontrados” e disse contar com todos os recursos necessários para as buscas. Aproximadamente 500 socorristas, 14 helicópteros, a Guarda Nacional e a Guarda Costeira do Texas estão atuando na operação.

O governador do Texas, Greg Abbott, decretou estado de desastre para acelerar a liberação de recursos de emergência e reforçou que o estado “não medirá esforços para localizar os desaparecidos”. Já o presidente Donald Trump, por meio de sua rede Truth Social, afirmou que a secretária de Segurança Nacional, Kristi Noem, chegará ao local em breve para acompanhar as ações, e expressou solidariedade às famílias atingidas. “Melania e eu rezamos por todas as famílias afetadas por esta tragédia horrível”, escreveu.

De acordo com o serviço meteorológico, em apenas uma noite choveu cerca de 300 milímetros — valor equivalente a um terço do total de chuvas esperadas para todo o ano na região. Gerardo Martínez, dono de um restaurante às margens do rio, relatou a força da enxurrada: “A água subiu até a copa das árvores. Carros e casas inteiras foram arrastadas”, disse à AFP.

Especialistas alertam que episódios de enchentes-relâmpago não são raros no Texas, mas têm se tornado mais intensos e frequentes nos últimos anos devido aos efeitos das mudanças climáticas. A previsão é de que os alertas de fortes chuvas e risco de inundações permaneçam ativos ao longo deste fim de semana, prolongando o estado de alerta e a preocupação das autoridades e moradores. Fonte: A Tarde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *