Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS –Reportagem: Gilvan Santos e Thiago Souza/ Secom PMS
A Prefeitura de Salvador entregou nesta segunda-feira (4) dois importantes equipamentos sociais no Subúrbio Ferroviário: um novo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e uma unidade do Cadastro Único (CadÚnico), localizados na Avenida Afrânio Peixoto, na entrada de Boa Vista do Lobato. Com infraestrutura moderna e acessível, os espaços foram projetados para oferecer mais dignidade e eficiência no atendimento a milhares de famílias em situação de vulnerabilidade.

A nova sede do Cras substitui a antiga unidade do Parque São Bartolomeu, ampliando a capacidade de atendimento para mais de 5 mil famílias de comunidades como Plataforma, São João do Cabrito, Pirajá, Marechal Rondon e adjacências. Com funcionamento de segunda a sexta, das 8h às 17h, o centro oferece serviços como apoio psicossocial, encaminhamento a benefícios sociais — incluindo Bolsa Família, auxílio-moradia e cesta básica — e atividades voltadas ao fortalecimento de vínculos familiares.
Durante a inauguração, o prefeito Bruno Reis destacou que a entrega faz parte de uma política de ampliação do acesso social na cidade. “O Cras é a porta de entrada para garantir direitos e melhorar a vida de quem mais precisa. Essa região tem alta demanda por assistência, e estamos entregando um equipamento que realmente acolhe essas pessoas”, afirmou.
A estrutura do novo Cras conta com recepção, salas de atendimento, brinquedoteca, sala multiuso, copa, almoxarifado, sanitários acessíveis e uma equipe composta por assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais e técnicos do Suas. Também são oferecidos programas de capacitação por meio de parcerias com o Agente Empreendedor, focando na inclusão produtiva e na empregabilidade dos jovens da região.
Ao lado, foi instalado um novo posto do CadÚnico, que vai descentralizar o atendimento antes concentrado em áreas centrais da cidade. Com capacidade para até 250 atendimentos diários sem necessidade de agendamento, a unidade conta com nove profissionais e uma estrutura completa para inscrições e atualizações cadastrais em ambiente climatizado e informatizado.
O secretário municipal da Sempre, Júnior Magalhães, ressaltou que a prefeitura trabalha na modernização de todos os 28 Cras da capital até o fim da gestão. “Estamos reformulando as estruturas para torná-las mais próximas, acessíveis e funcionais, com um padrão que atenda verdadeiramente às necessidades da população em vulnerabilidade social”, destacou. fonte: Secom