Gabriel Spalone Crédito: Reprodução
O empresário e influenciador digital Gabriel Spalone, dono das fintechs Dubai Cash e Next Trading Dubai, foi detido na noite desta sexta-feira (26) no Aeroporto Internacional do Panamá. A prisão faz parte da Operação Dubai, deflagrada pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) de São Paulo, que apura o desvio de mais de R$ 146 milhões de uma instituição financeira por meio de transferências via Pix.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), Spalone está sob custódia da Polícia Federal no Panamá e aguarda os trâmites para ser transferido ao Brasil. A defesa do empresário, porém, contesta a legalidade da prisão, classificando-a como “abusiva e ilegal”. O advogado Eduardo Maurício alegou que seu cliente não foi intimado a depor durante a investigação, não possui mandado preventivo em aberto e não consta na lista vermelha da Interpol.
A Operação Dubai, iniciada na última terça-feira (23), já havia resultado na prisão de dois suspeitos em São Paulo e no cumprimento de mandados de busca e apreensão. Os investigadores identificaram dez contas bancárias usadas para movimentar os valores desviados, parte deles já recuperados.
Spalone, que ostentava uma vida de luxo nas redes sociais e reunia mais de 800 mil seguidores antes de ter seus perfis desativados, se apresentava como morador de Dubai. Agora, ele e os demais investigados deverão responder por furto mediante fraude e associação criminosa.
As apurações continuam para identificar outros envolvidos no esquema milionário. fonte: Correio 24h