Assessor afirmou também que o tarifaço busca estimular a produção interna dos EUA | Reprodução/redes sociais
O assessor econômico da Casa Branca, Kevin Hassett, revelou que o ex-presidente Donald Trump está frustrado com o andamento das negociações comerciais com o Brasil, após os Estados Unidos imporem tarifas de 50% sobre produtos brasileiros. Segundo Hassett, a medida foi pensada para incentivar a produção interna americana, mas também tem raízes políticas.
Trump afirmou que as propostas de acordo apresentadas até agora não atendem às expectativas e reforçou que manterá as tarifas caso não haja avanços satisfatórios. “Essas tarifas são reais se o presidente não conseguir um acordo que considere bom o suficiente”, declarou Hassett, destacando que Trump vê as políticas do Brasil como possíveis ameaças à segurança nacional.
O ex-presidente norte-americano usou a Truth Social para justificar a taxação, mencionando a necessidade de “tarifas recíprocas” e um suposto desequilíbrio nas relações bilaterais. No entanto, Trump também apontou o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro como um dos principais fatores por trás da decisão, chamando o processo de “vergonha internacional” e uma “caça às bruxas” promovida pelas instituições brasileiras. Fonte: Bnews