Acidente ocorreu por volta das 18h05 no horário português (14h05 em Brasília) – Foto: Reprodução | Redes Sociais
O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e Acidentes Ferroviários (GPIAAF) divulgou, neste sábado (6), o relatório preliminar sobre o acidente com o Elevador da Glória, em Lisboa, que resultou em 16 mortos e 21 feridos na última quarta-feira (3).
De acordo com o documento, a tragédia foi provocada pela desconexão do cabo que liga as duas cabines do bondinho. O relatório destacou que, até o momento, não foram identificadas anomalias nos cabos durante a análise inicial.
O acidente envolveu tanto moradores quanto turistas. Entre os feridos, estão três brasileiros. As vítimas fatais foram identificadas pelo Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, que confirmou as nacionalidades: 5 portugueses, 3 britânicos, 2 sul-coreanos, 2 canadenses, 1 suíço, 1 ucraniano, 1 americano e 1 francês.
O Elevador da Glória é uma das atrações turísticas mais tradicionais da capital portuguesa. Em operação desde 1885, o funicular percorre um trajeto de 265 metros, com inclinação de 17%, e transporta anualmente mais de três milhões de passageiros, ligando a Baixa ao Bairro Alto e passando por alguns dos pontos mais visitados da cidade.
O GPIAAF segue investigando em detalhes as circunstâncias do descarrilamento para determinar eventuais responsabilidades. fonte: A Tarde