Foto: Paulo Paiva / Sport Recife
A Comissão de Arbitragem da CBF anunciou nesta segunda-feira (7) o afastamento das equipes de arbitragem que atuaram nas partidas entre Sport x Palmeiras e Internacional x Cruzeiro, válidas pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro. A decisão foi tomada após a identificação de erros graves que influenciaram diretamente nos resultados dos jogos.
No duelo entre Sport e Palmeiras, o árbitro Bruno Arleu de Araújo assinalou um pênalti inexistente a favor do Verdão nos acréscimos do segundo tempo, o que garantiu a vitória por 2 a 1 para o time paulista. Já na partida entre Internacional e Cruzeiro, o árbitro Marcelo de Lima Henrique expulsou o zagueiro Jonathan Jesus em uma jogada sem infração aparente, o que também gerou críticas e indignação por parte da equipe mineira.
“Infelizmente, existem momentos de instruir, coibir e também de afastar. Neste momento, a Comissão de Arbitragem afasta para instrução as equipes das partidas em que, na visão do CCEI, houve equívocos”, afirmou Rodrigo Cintra, coordenador-geral da comissão.

Como resposta às sucessivas polêmicas, a CBF vai realizar um treinamento intensivo no Rio de Janeiro, reunindo todos os árbitros da Série A, além de assistentes e demais profissionais envolvidos nas equipes de arbitragem. A programação começa no dia 14 de abril, com atividades no Clube da Aeronáutica (CAER) e no Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira (CEAB).
Durante o treinamento, jovens atletas das categorias de base do futebol carioca participarão de simulações de partidas, com o uso completo do aparato do VAR, para ajudar na correção de posturas e tomada de decisões em situações reais de jogo.
“O objetivo é trabalhar aspectos de campo, mecânica de arbitragem e simulações práticas, com todo o suporte dos nossos instrutores”, concluiu Cintra. fonte: Informe baiano