Com 12,4 km de extensão, a ponte será a maior da América Latina | Reprodução
O Governo da Bahia apresentou oficialmente, nesta quarta-feira (17), na Assembleia Legislativa, os detalhes do projeto da Ponte Salvador-Itaparica, considerado o maior empreendimento de infraestrutura da história do estado. A sessão ocorreu na Sala das Comissões Deputados Luís Cabral e Herculano Menezes, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), e contou com a presença do secretário da Casa Civil, Afonso Florence, do diretor de planejamento da Seinfra, Mateus Dias, além de representantes do consórcio responsável pela execução.
Cronograma e concessão
De acordo com o cronograma apresentado, o contrato de concessão — com duração de 35 anos — prevê um ano de licenciamento, cinco anos de obras e 29 anos de operação. O aditivo contratual será assinado em junho de 2025, a instalação dos canteiros está programada para dezembro do mesmo ano, e o início efetivo das intervenções deve acontecer em fevereiro de 2026, com a inauguração prevista para junho de 2031.
Estrutura e acessos
Com 12,4 km de extensão, a ponte será a maior da América Latina. O projeto prevê três faixas por sentido e um sistema de separador móvel, que poderá ser ajustado de acordo com a demanda de tráfego. O vão central terá 482 metros de largura e 85 metros de altura, permitindo a passagem de grandes embarcações. Já os mastros principais alcançarão 218 metros.
O acesso em Salvador será feito pela Via Expressa, opção escolhida entre 15 alternativas estudadas. Para garantir a integração, serão construídos 4,4 km de viadutos e dois túneis de 425 metros cada. Do lado de Vera Cruz, haverá uma nova rodovia e a duplicação da BA-001, ampliando a fluidez em direção ao Recôncavo e ao Baixo Sul.
Impacto econômico e social
A ponte é vista como um marco para a integração regional. O governo estima que cerca de 10 milhões de pessoas serão beneficiadas diretamente, com a redução do tempo de deslocamento entre Salvador e diversas cidades do interior. Além do impacto logístico, o empreendimento deve impulsionar setores como o turismo, o comércio e a geração de empregos, atendendo a um antigo desejo que remonta ao século XIX — já em 1878 havia registros de propostas para ligar a capital à Ilha de Itaparica.
Parceria Público-Privada
O projeto é viabilizado por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), que abrange a construção, operação e manutenção do sistema viário. A Concessionária Ponte Salvador-Itaparica é formada por quatro gigantes da engenharia chinesa: China Communications Construction Company (CCCC), China Civil Engineering Construction Corporation (CCECC), CCCC Second Harbor Engineering (SHEC) e China Railway Construction Bridge Engineering Bureau Group Ltd. (CRGB). fonte: BNews