Foto: Getty imagens
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado (03/12) que o governo norte-americano assumirá temporariamente a administração da Venezuela após uma ofensiva militar que, segundo ele, resultou na captura do presidente Nicolás Maduro. A declaração foi feita durante pronunciamento à imprensa direto do resort de Mar-a-Lago, na Flórida.
De acordo com Trump, forças dos Estados Unidos estão em território venezuelano e permanecerão no país até a conclusão de uma transição de poder considerada “segura e criteriosa” pelo governo norte-americano. O presidente afirmou que Maduro e a esposa, Cilia Flores, foram detidos durante a madrugada e levados para custódia dos EUA, onde responderiam a acusações no Distrito Sul de Nova York.
Antes do pronunciamento, Trump publicou em sua rede social, Truth Social, uma imagem de Nicolás Maduro usando óculos escuros, acompanhada da mensagem de que o venezuelano estaria a bordo do navio USS Iwo Jima, da Marinha dos Estados Unidos. Segundo o presidente, a operação envolveu forças armadas e órgãos de segurança norte-americanos, sem registro de baixas entre os militares dos EUA.
Durante a coletiva, Trump também declarou que o setor de petróleo da Venezuela passará a ser administrado por empresas norte-americanas, com investimentos na infraestrutura energética do país. Ele acrescentou que novas ações militares poderão ser realizadas caso haja resistência às medidas anunciadas. fonte: IB


