Ponte Salvador-Itaparica Crédito: Divulgação
O Governo do Estado da Bahia oficializou a desapropriação de uma área de 2.277 m² em Salvador para viabilizar a implantação dos acessos viários da Ponte Salvador-Itaparica, uma das obras de infraestrutura mais aguardadas do estado. A decisão foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (14) e assinada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT).
De acordo com o decreto, a Concessionária Sistema Rodoviário Ponte Salvador Ilha de Itaparica S.A. está autorizada a adotar, em caráter de urgência, todas as medidas administrativas e judiciais necessárias para efetivar a desapropriação e tomar posse da área. Também ficará responsável por realizar a liquidação e o pagamento das indenizações aos proprietários legais do terreno.
O texto do decreto declara o imóvel de utilidade pública e descreve que a área será destinada à implantação dos acessos previstos no projeto executivo aprovado pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). A desapropriação exclui bens de domínio público e contempla eventuais construções ou benfeitorias existentes no local.
A localização exata da área não foi divulgada no decreto, mas o ato reforça o avanço da fase preparatória para a execução dos acessos, considerados estratégicos para a futura operação da ponte.
A Ponte Salvador-Itaparica é um empreendimento estruturante que promete transformar a mobilidade regional, reduzindo em até 100 km a distância rodoviária entre Salvador e o sul do estado, além de impulsionar o desenvolvimento econômico e turístico da Baía de Todos-os-Santos e do Recôncavo. fonte: Correio 24h