Semob promove ação do Outubro Rosa com foco em autocuidado e prevenção

Fotos: Jefferson Peixoto / Secom PMS – Reportagem: Letícia Silva / Secom PMS

A Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob) realizou, nesta quinta-feira (16), uma programação especial em alusão ao Outubro Rosa com o tema “Cuidar de si também é um ato de coragem”. O evento, realizado no auditório da pasta, reuniu mais de 100 mulheres — entre motoristas, cobradoras e servidoras — em uma manhã voltada à informação, prevenção, valorização da saúde e fortalecimento da autoestima.

Outubro_Rosa_Semob_2_Foto_Jefferson_Peixoto_Secom_PMS

Na abertura, a diretora de Transportes da Semob, Luciana Santana, destacou a importância de momentos como esse para incentivar o autocuidado. “É nesse momento que começa a conscientização sobre a importância do autoexame e do olhar atento para si mesma. A rotina pode ser cansativa, mas precisamos estar atentas aos sinais e cuidar de nossa saúde”, ressaltou.

A ação contou com a parceria das empresas Ótima e Plataforma e apoio do Sest Senat. Ao longo da programação, especialistas convidados conduziram palestras sobre prevenção e combate ao câncer de mama, além de rodas de conversa sobre autocuidado, saúde emocional e autoestima.

As participantes elogiaram a iniciativa. A cobradora Uindineide Paixão ressaltou o impacto positivo do encontro: “Um momento como esse é um privilégio para quem trabalha todos os dias com o público. A gente aprende mais sobre prevenção e se sente valorizada”. Já Maria Luisa da Silva, agente técnica da Semob, reforçou a importância de falar abertamente sobre o tema. “Quando a gente entende a realidade e acredita na prevenção, começa de fato a se cuidar”, afirmou.

A cobradora Verônica Costa destacou que o aprendizado deve ir além do mês de outubro. “Espero que isso não fique só no Outubro Rosa. É um cuidado que deve fazer parte da nossa rotina, para mulheres e homens”, completou.

Com ações como essa, a Semob busca não apenas disseminar informações sobre o câncer de mama, mas também fortalecer uma rede de apoio entre as trabalhadoras do sistema de transporte, incentivando uma cultura permanente de saúde e bem-estar. Fonte: Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *