Casa dos Idosos Giuseppe Aras virou alvo de operação por uso do BDM Crédito: Reprodução
Em um esquema chocante, o Bonde do Maluco (BDM) transformou a estrutura de um abrigo de idosos na cidade de Itabela, no Extremo-Sul da Bahia, em uma base logística para crimes e esconderijo para traficantes. Embora a comunidade visse o local como um asilo comum, a facção utilizava tanto a sede atual quanto a antiga da instituição para apoiar suas atividades ilícitas.
A investigação policial teve início após um homicídio ocorrido no mês passado. A Polícia Civil informou que o esquema veio à tona depois que o carro usado no crime — um Fiat Uno branco roubado — foi encontrado em 27 de outubro guardado dentro das dependências da sede principal do abrigo.
Com o avanço das investigações, descobriu-se que a antiga sede da instituição, no bairro Bandeirantes, também estava sendo usada como ponto de apoio pelo BDM.
Nesta quarta-feira (12/11), a Polícia Civil deflagrou a Operação Albergue para coletar mais provas e desarticular o esquema.
Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos na residência do ex-diretor, na sede atual do abrigo e na antiga sede, que servia de moradia para o vigilante.
Não houve prisões na ação, mas os materiais apreendidos serão periciados para subsidiar a continuidade das investigações sobre associação criminosa armada, receptação e favorecimento real.
A Operação Albergue ocorreu um dia após outra ação policial em Itabela, que resultou na morte de um homem investigado por tráfico de drogas em confronto com os agentes. Na mesma ocasião, um vereador e outra suspeita foram presos em flagrante por tráfico e associação ao tráfico. Com eles, foram apreendidos um revólver calibre .38, munições e porções de cocaína. Fonte: Correio 24hrs


