Escolas interromperam suas atividades após solicitação do governo – Foto: Uendel Galter/Ag. A TARDE.
Mais de 70 escolas e pré-escolas na Austrália foram fechadas nesta segunda-feira (17) após a detecção de amianto, uma substância proibida, na areia utilizada em produtos de brincar. Testes laboratoriais confirmaram a presença das variedades de amianto tremolita e crisotila, que são cancerígenas.
A medida de emergência foi adotada após a Comissão Australiana de Concorrência e Consumidores (ACCC) emitir um alerta nacional de recolhimento dos produtos fabricados pela empresa Educational Colours na última quarta-feira (12).
O governo do Território da Capital Australiana (ACT) determinou o fechamento de mais de 70 unidades, além de uma em Brisbane, para que fosse realizada a limpeza e a avaliação de segurança dos locais.
“Constatamos que o uso desse produto é generalizado nas escolas públicas do ACT,” afirmou o governo. “Em prol da segurança de nossos alunos, funcionários e comunidade, decidimos fechar algumas escolas que possuem esse produto.”
As grandes varejistas Kmart e Target também anunciaram o recolhimento dos produtos contaminados, que incluem um conjunto de 14 peças para construção de castelos de areia e areia mágica nas cores azul, verde e rosa.
O amianto é uma substância proibida na Austrália e na Nova Zelândia devido ao seu potencial de causar diversos tipos de câncer quando inalado ou ingerido. Fonte: A tarde


