Nova ponte sobre o Rio Jequitinhonha começará a ser construída na BR-101

Nova ponte sobre o Rio Jequitinhonha começará a ser construída na BR-101

O governo federal anunciou nesta quinta-feira (24) o início das obras para a construção de uma nova ponte sobre o Rio Jequitinhonha, na BR-101, no município de Itapebi, no sul da Bahia. A nova estrutura terá 510 metros de extensão e receberá investimentos de R$ 104,78 milhões. A assinatura da ordem de serviço foi realizada com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho, que garantiu o início imediato da obra, prevista para ser concluída até 2026.

Além da nova ponte, o projeto inclui intervenções emergenciais na estrutura atual, que teve o tráfego interrompido em maio por apresentar riscos estruturais. Desde junho, a ponte opera de forma restrita, com trânsito alternado e limitado apenas a veículos leves e vans.

O projeto de modernização contempla duplicação de pistas, pavimentação, drenagem, sinalização e a instalação de sensores de vibração na nova ponte, recurso que permitirá o monitoramento em tempo real da estrutura, aumentando a segurança dos motoristas.

A interdição parcial provocou desvios de tráfego em um trecho vital da BR-101, afetando diretamente o transporte entre Itabuna e Eunápolis. A rodovia tem papel fundamental na economia baiana, sendo corredor logístico para a indústria de celulose, carvão vegetal, produtos agrícolas e cargas com destino a polos industriais como Feira de Santana e Alagoinhas. A obra é considerada estratégica tanto para a infraestrutura quanto para o desenvolvimento econômico e turístico da região. fonte 24h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *