STF
O Instituto Iter, vinculado ao ministro André Mendonça, firmou um contrato de R$ 5,2 milhões com a Cedro Participações, empresa voltada ao setor de mineração. O dono da holding, Lucas Kallas, foi parceiro de negócios do banqueiro Daniel Vorcaro, fundador do Banco Master. As informações foram divulgadas pelo portal Uol.
O acordo foi pactuado em abril de 2024 na modalidade de mútuo conversível — um formato em que a empresa credora pode optar por converter o valor emprestado em participação societária no instituto ou exigir a restituição da quantia.
Interrupção dos repasses e devolução
Do montante total previsto de R$ 5,9 milhões, o Instituto Iter decidiu interromper os repasses e iniciar a devolução dos recursos à Cedro em janeiro deste ano. No mês seguinte, o ministro André Mendonça foi sorteado para relatar as investigações referentes ao Banco Master.
A negociação foi conduzida pelo presidente do Iter e ex-ministro da Educação, Victor Godoy Veiga, ao lado de dois representantes da Cedro: Carlos Adel de Freitas e Eduardo Soares de Couto.
Posicionamento do Instituto Iter
Por meio de nota enviada ao Uol, o instituto declarou que cumpriu todas as exigências contratuais e enfatizou que nunca distribuiu lucros, dividendos ou participação nos resultados a acionistas.
A entidade destacou ainda:
- Destino dos recursos: Todo o montante foi depositado diretamente na conta jurídica do Iter e aplicado de forma exclusiva — sob acompanhamento contábil e obrigatoriedade contratual — na estruturação e nas atividades da entidade.
- Ausência de desvios: O instituto garantiu que não houve utilização dos valores para finalidades diversas das estabelecidas em contrato.
- Sobre as relações externas: O Iter negou qualquer participação de Daniel Vorcaro nas tratativas e afirmou desconhecer outras ligações societárias ou empresariais mantidas pela Cedro Participações ou por Lucas Kallas. Segundo o instituto, nem o ministro André Mendonça nem o empresário discutiram os termos da transação. Fonte: Bnews


