Neymar na Granja Comary – Foto: Lucas Figueiredo | CBF
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou nesta quinta-feira (28) que a convocação de Neymar para a Copa do Mundo de 2026 está mantida — mas sob condição. A entidade estipulou o dia 12 de junho como o prazo limite para decidir se o craque continuará com o grupo ou se será cortado por motivos médicos.
A data não foi escolhida ao acaso: ela representa o limite de 24 horas antes da estreia do Brasil contra o Marrocos, prazo final estipulado pela Fifa para a substituição de jogadores inscritos.
Neymar se apresentou na Granja Comary com uma lesão muscular de grau 2 na panturrilha direita, sofrida no dia 17 de maio durante o jogo entre Santos e Coritiba. Inicialmente, achava-se que era apenas um edema, mas exames detalhados de ressonância magnética apontaram a gravidade real.
De acordo com o médico da Seleção, Rodrigo Lasmar, a recuperação deve levar de duas a três semanas:
- Cenário Otimista (2 semanas): Estaria apto para a estreia contra o Marrocos (12 de junho), mas sem ritmo de jogo.
- Cenário Realista (3 semanas): O foco principal da comissão técnica é preparar o camisa 10 para o segundo jogo da fase de grupos, contra o Haiti, no dia 19 de junho, na Filadélfia.
Logo após a coletiva de Rodrigo Lasmar, o Santos emitiu uma nota oficial contradizendo o prazo estipulado pelo médico da Seleção.
Segundo o clube paulista, o prazo de duas semanas de recuperação começou a contar no dia do jogo (17 de maio) e termina neste domingo (31). O Santos garantiu que compartilhou todos os exames com a CBF e afirmou que, pela projeção do clube, Neymar estaria apto até para jogar o amistoso deste fim de semana.
Independentemente da polêmica, o fato é que Neymar está fazendo tratamento intensivo e fora dos dois últimos testes do Brasil antes do Mundial.
Programe-se para os amistosos da Seleção:
- Brasil x Panamá: Domingo (31), às 18h (de Brasília), no Maracanã (Rio de Janeiro).
- Brasil x Egito: Sábado (6 de junho), em Cleveland (Estados Unidos).
Fonte: A Tarde


