Festa de Iemanjá acontece nesta segunda-feira, 2, em Salvador – Foto: Reprodução | Redes Sociais
“Cultura é a conexão com a nossa ancestralidade”, afirma Bruno Monteiro durante Festa de Iemanjá
Presente na tradicional Festa de Iemanjá nesta segunda-feira (2), no Rio Vermelho, o secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, ressaltou a importância das políticas públicas para o fortalecimento das manifestações populares. Para o titular da Secult-BA, a cultura é o elemento central que preserva a identidade desses eventos, atraindo devotos e turistas de todo o mundo.
Em entrevista ao Portal A TARDE, o gestor destacou que a presença do Estado nos festejos tem sido cada vez mais estratégica.
“As festas populares da Bahia têm uma marca crescente da presença da política pública da cultura. Entendemos que a cultura é o que conecta esses festejos com a sua história e ancestralidade, diferenciando a Bahia de qualquer outro lugar”, pontuou Monteiro.
Votos para 2026
Além de celebrar a força do 2 de fevereiro, considerada uma das maiores celebrações religiosas do estado, o secretário aproveitou a ocasião para projetar o ano. Segundo ele, o momento é de gratidão e de reafirmar compromissos sociais e políticos.
“Pedimos que 2026 seja o ano em que a Bahia e o Brasil sigam no caminho da verdade, da prosperidade, da democracia e da justiça social”, concluiu o gestor. Fonte: A Tarde


