Operação Virtude: PM fecha abrigo clandestino e resgata idosos em Salvador

Local foi considerado inadequado Crédito: Divulgação/Polícia Civil

Mulher de 59 anos foi presa em flagrante na Cidade Baixa; polícia investiga se suspeita retinha cartões de benefícios das vítimas.

Cinco idosos que viviam em situação de extrema vulnerabilidade foram resgatados pela Polícia Civil nesta quinta-feira (18), no bairro de Vila Ruy Barbosa, na Cidade Baixa, em Salvador. O local funcionava como uma Instituição de Longa Permanência para Pessoa Idosa (ILPI) totalmente clandestina. A responsável pelo espaço foi presa em flagrante durante a ação, batizada de Operação Virtude.

As investigações começaram após uma denúncia anônima enviada à Delegacia Especial de Atendimento ao Idoso (Deati). Ao entrarem no imóvel, os policiais encontraram homens e mulheres com idades entre 64 e 81 anos submetidos a condições desumanas, degradantes e sem os cuidados básicos de saúde e higiene.

A responsável pelo local foi autuada com base no artigo 99 do Estatuto do Idoso, que pune quem expõe a perigo a integridade física ou psíquica da pessoa idosa, privando-a de alimentação e cuidados indispensáveis.

Além da falta de estrutura, a polícia descobriu indícios de exploração financeira:

  • Apreensão de cartões: Os agentes encontraram e recolheram os cartões de benefícios previdenciários e assistenciais dos idosos.
  • Linha de investigação: A suspeita é de que a mulher retinha o dinheiro das vítimas de forma indevida, utilizando os valores em benefício próprio em vez de revertê-los para o cuidado dos residentes.

“A partir da denúncia recebida, foi possível direcionar as diligências de forma precisa. Casos como este reforçam a importância da participação da sociedade por meio dos canais de denúncia”, destacou o delegado titular da Deati, Francisco Tálisson.

Após o resgate, os cinco idosos foram imediatamente acolhidos e direcionados para seus familiares ou encaminhados para abrigos oficiais da rede de proteção pública, onde receberão a devida assistência médica e social.

A Polícia Civil reforça que a população pode e deve denunciar casos de maus-tratos, negligência ou violência contra a pessoa idosa. Os canais são gratuitos, sigilosos e funcionam 24 horas:

  • Disque 100 (Direitos Humanos)
  • Disque 181 (Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública da Bahia)

Fonte: Correio 24hrs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *