PF combate fraudes bancárias e alerta contra uso de “laranjas” em operação nacional

Foto: PF

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (27/11) a operação Não Seja um Laranja 4, com o objetivo de desarticular esquemas criminosos especializados em fraudes bancárias eletrônicas. A ação ocorre em sete estados brasileiros — Minas Gerais, Bahia, Paraná, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo — com o cumprimento de 30 mandados de busca e apreensão.

Contando com o apoio da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), da Associação Zetta e da Associação Brasileira de Internet (Abranet), a operação integra a Força-Tarefa Tentáculos, que une esforços da PF com instituições bancárias e financeiras para combater crimes digitais.

As investigações revelaram um aumento significativo no envolvimento de pessoas físicas que cedem suas contas bancárias para movimentação de recursos fraudulentos, prática conhecida como “ser laranja”. Essas pessoas recebem pagamentos em troca de permitir que suas contas sejam usadas para esquemas ilícitos, o que facilita crimes como furto qualificado, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica.

As penas para esses delitos podem ultrapassar 20 anos de prisão. Além do impacto no financiamento de organizações criminosas, essas fraudes causam prejuízos financeiros substanciais a vítimas em todo o Brasil.

A Polícia Federal reforça que ceder contas bancárias para fins ilegais é crime, além de agravar os danos à sociedade e alimentar práticas fraudulentas que prejudicam milhares de cidadãos.

A operação Não Seja um Laranja 4 é mais um esforço nacional para coibir essa prática criminosa, dando continuidade às ações realizadas em 2022 e 2023. fonte: Informe Baiano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *