Luz Verde: Petrobras Recebe Licença do Ibama e Inicia Imediatamente Perfuração de Petróleo na Margem Equatorial

Presidente Lula fala durante evento da Petrobras – Foto: MAURO PIMENTEL/AFP

A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (20) ter obtido do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) a licença tão aguardada para perfurar um poço exploratório de petróleo em águas profundas na Margem Equatorial. A exploração ocorrerá nas águas do Amapá, a cerca de 500 km da foz do Rio Amazonas, e a Petrobras informou que a perfuração está prevista para começar “imediatamente” e durar cerca de cinco meses.

A aprovação marca um novo capítulo para a exploração da Margem Equatorial, uma vasta área marítima com potencial estimado em 10 bilhões de barris, onde países vizinhos como Guiana e Suriname já possuem grandes reservas. O projeto é altamente controverso e coloca o governo Lula em rota de colisão com ambientalistas, especialmente às vésperas da COP30, que será sediada em Belém do Pará.

A licença só foi emitida após a Petrobras atender a todos os requisitos do Ibama e realizar testes em agosto para demonstrar sua capacidade de resposta a um eventual vazamento, superando o impasse de 2023, quando a agência havia negado a autorização. Fonte: A Tarde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *