Fotos: redes sociais
Apontado pela Polícia Civil como o chefe de uma organização criminosa especializada em rifas ilegais e lavagem de dinheiro, José Roberto Nascimento dos Santos, conhecido como “Nanan Premiações”, construiu um verdadeiro império financeiro no município de São Felipe, localizado no Recôncavo Baiano.
Com pouco mais de 21 mil habitantes, a cidade se tornou o epicentro de um esquema que movimentou mais de R$ 600 milhões nos últimos cinco anos. De acordo com as investigações, apenas nas contas pessoais de Nanan passaram R$ 26 milhões. Para camuflar a origem ilícita dos valores, ele utilizava empresas de fachada, incluindo casas de eventos no próprio município, como meio para lavar o dinheiro obtido por meio de sorteios fraudulentos.
A Polícia suspeita que muitas das rifas promovidas por Nanan eram simuladas, com os prêmios sendo direcionados a pessoas próximas ao esquema. Um exemplo emblemático ocorreu em 12 de outubro de 2020, quando uma Ferrari foi sorteada e atribuída como prêmio a Luciano Souza Silva, então morador da cidade. A imagem do suposto documento de transferência chegou a ser publicada nas redes sociais de Nanan, mas foi apagada posteriormente — o que levantou ainda mais suspeitas sobre a veracidade do sorteio.

Além do enriquecimento ilícito, Nanan teria ampliado sua influência na esfera política local. Ele é investigado por supostamente financiar campanhas eleitorais, incluindo a do atual prefeito de São Felipe, Gregório Barbosa (PSD), e de diversos candidatos ao cargo de vereador. Em novembro de 2023, autoridades políticas estiveram presentes na inauguração da casa de shows “RED”, pertencente a Nanan. Na ocasião, o prefeito publicou em suas redes sociais que teve o “prazer de comparecer à inauguração da casa de show RED, do nosso amigo Nanan”.
As investigações seguem em curso, e a polícia busca aprofundar os vínculos entre o grupo comandado por Nanan e agentes públicos da região.