O novo Boletim InfoGripe da FioCruz aponta um preocupante aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre idosos, impulsionado pela Covid-19, em alguns estados das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Segundo o levantamento, estados como Pernambuco, Pará e Acre registraram um crescimento de 30% nos casos relacionados ao vírus Sars-CoV-2. O aumento também se reflete no número de óbitos, que subiu 63% nessas localidades.
Apesar desse cenário alarmante em algumas áreas, a Bahia não apresentou variação significativa no número de casos, permanecendo estável. Já na região Centro-Sul, o estudo indicou uma tendência de estabilização e até queda nos casos graves de SRAG, principalmente devido à redução das infecções por Covid-19 e rinovírus, exceto em Minas Gerais e Pernambuco, onde ainda há sinais de alta.
O boletim também destacou a diminuição dos casos graves de rinovírus, que afetam sobretudo crianças e adolescentes de até 14 anos, em quase todos os estados. No entanto, em Santa Catarina e Pernambuco, esse tipo de infecção ainda mostra crescimento, levantando preocupação entre as autoridades de saúde. fonte: Bahia Noticias