Papa Francisco reza pelas vítimas da mpox e clama por maior acesso a tratamentos

Neste domingo (25), o Papa Francisco fez uma oração pelas vítimas da mpox, ressaltando que a doença é “uma emergência sanitária global”. “Rezo por todos os infectados, especialmente a população da República Democrática do Congo, que tanto tem sofrido. Expresso minha proximidade às igrejas locais dos países mais afetados por essa doença”, afirmou ao final da oração semanal do Angelus. Diante do aumento de casos de mpox na República Democrática do Congo e sua propagação para Burundi, Quênia, Ruanda e Uganda, a Organização Mundial da Saúde (OMS declarou, em 14 de agosto, uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), seu nível mais alto de alerta. A OMS também recomendou um aumento na produção de vacinas contra a mpox, embora não seja necessária uma estratégia de imunização em massa. Em vez disso, a agência da ONU sugere que a vacinação seja direcionada apenas a indivíduos em risco, como aqueles que tiveram contato próximo com pessoas infectadas ou que pertencem a g..

Salvador promove ações de saúde em alusão ao Dia da Visibilidade Lésbica; veja programação

Em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, na próxima quinta-feira (29), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai realizar atividades especiais em Salvador para mulheres lésbicas e bissexuais. A programação teve inicio neste domingo (25), com a II Caminhada LésBi Salvador – “Reivindicar direitos, Para Celebrar a Vida”, no Farol da Barra. Na ocasião, foram realizadas atividades em educação em saúde, dispensação de insumos de prevenção ao HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (preservativos internos, preservativos externos, gel lubrificante), dispensação do autoteste de HIV e divulgação do Ambulatório Municipal Especializado em Saúde LGBT+. Já na próxima terça-feira (27), acontece o encontro virtual “Discutindo sobre a saúde de mulheres lésbicas”, das 8h30 às 12h, voltado para profissionais de saúde da SMS. Na ocasião, serão abordadas as temáticas “Atendimento à saúde livre de lesbofobia: como acolher mulheres lésbicas?” e “Lésbicas e a maternidade: caminhos possívei..

Programa Saúde nos Bairros oferece serviços gratuitos no Calabetão e no Jardim das Margaridas

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) leva o Programa Saúde nos Bairros para duas novas localidades a partir desta segunda-feira (26): Jardim das Margaridas, próximo à USF Jardim das Margaridas, e bairro do Calabetão, na Rua Alcântara, em frente ao campo de futebol. Em ambos os locais o serviço segue até o dia 6 de setembro. Nas estruturas estarão disponíveis para a população local e adjacências consultas médicas, exames laboratoriais e de imagem, como USG Abdome total, USG Mama bilateral, USG Tireoide, USG Doppler colorido carótidas, USG Pélvica (ginecológica), eletrocardiograma (ECG), ecocardiograma transtorácico e mamografia bilateral. Além destes serviços, haverá atendimento odontológico, preventivo e agendamento para raio-x, bem como a captação de pacientes para realização de cirurgias eletivas e urológicas. Para ter acesso aos serviços é necessário Cartão SUS, RG e, caso necessário, a guia dos exames pretendidos. Caso não tenha requisição, o paciente passará por consulta clínica ..