Fim do fator casa: Vitória não terá Ba-Vi no Barradão no mata-mata do Baianão

Erick sendo marcado por Rodrigo Nestor – Foto: Victor Ferreira | EC Vitória

Mesmo que avance para as finais, o Rubro-Negro não poderá exercer o mando de campo contra o maior rival; entenda os motivos matemáticos.

Embora o Vitória dependa apenas de si para avançar de fase no Campeonato Baiano, o caminho até o título terá um obstáculo geográfico: o Leão não jogará no Barradão em nenhum possível clássico contra o Bahia na fase eliminatória. Com os resultados da última rodada, o Tricolor garantiu uma vantagem matemática que o Rubro-Negro já não consegue mais superar.

O Bahia lidera com 19 pontos e já garantiu o direito de decidir a semifinal em casa contra qualquer adversário. Enquanto isso, o Vitória possui 10 pontos e, com apenas dois jogos restantes, pode chegar no máximo aos 16 pontos na fase inicial.

O ponto crucial é que, no Baianão, a pontuação continua sendo somada durante as semifinais. Confira por que o mando de campo é impossível para o Leão:

  • Teto de pontos: O Vitória pode atingir, no máximo, 19 pontos (16 da primeira fase + 3 de uma vitória na semi).
  • Piso do rival: O Bahia já possui 19 pontos. Como o Tricolor precisa de ao menos um empate para avançar à final (ou venceria nos pênaltis após novo empate), ele chegaria à decisão com, no mínimo, 20 pontos.

Como o mando de campo da final pertence ao time de melhor campanha geral, o Bahia sempre estará à frente do Vitória nesse critério.

A notícia liga o alerta na Toca do Leão, já que o retrospecto recente fora de casa é desafiador: o Vitória venceu apenas um dos últimos 17 clássicos disputados como visitante. A única chance de o Barradão sediar uma final seria em caso de eliminação precoce do Bahia por outra equipe na semifinal. Fonte: A Tarde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *