Ferrovia Salvador–Feira de Santana avança e pode ligar cidades em 35 minutos

Imagem ilustrativa presente na capa do projeto da ferrovia – Foto: Reprodução | TIC Bahia

O projeto da ferrovia que ligará Salvador a Feira de Santana deu um passo decisivo rumo à sua concretização. A proposta, que prevê a conexão ferroviária entre as duas principais cidades da Bahia em apenas 35 minutos, foi apresentada nesta sexta-feira (1º) a representantes do setor industrial durante reunião do Conselho de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), em Salvador.

A iniciativa é encabeçada pela TIC Bahia e depende agora apenas da autorização do Ministério dos Transportes, após já ter sido aprovada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). De acordo com o engenheiro civil Danilo Silva, responsável pelo projeto, o contrato está pronto para ser assinado: “Estamos a um passo da autorização formal. A expectativa é extremamente positiva”, declarou.

Durante o encontro, foi dado o primeiro passo para mobilização de recursos junto à iniciativa privada. O presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos, destacou o potencial da ferrovia e a importância da união entre o setor público e privado para viabilizar o empreendimento. “Nossa contribuição começa ao dar visibilidade ao projeto e identificar gargalos regulatórios que precisam ser superados”, afirmou.

O projeto, batizado de Trem Intercidades (TIC), prevê uma linha férrea de 98 quilômetros de extensão, com trens de passageiros operando a até 160 km/h e trens de carga com velocidade de até 120 km/h. A proposta é que a ferrovia funcione de forma mista — transporte de passageiros e cargas em horários e faixas específicas — e com integração física e tarifária ao sistema de ônibus intermunicipal e metropolitano.

A previsão inicial é contratar sete trens para a operação, com capacidade para transportar até 25 milhões de passageiros. A ferrovia, segundo Silva, é resultado de mais de oito anos de estudos e busca alinhar a Bahia a um movimento internacional de modernização da mobilidade e do transporte logístico, inspirado em modelos já aplicados em países como Rússia e Alemanha.

Além disso, o projeto se soma a outras iniciativas estruturantes no estado, como a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), de responsabilidade do governo federal, que busca ligar o porto de Ilhéus à Ferrovia Norte-Sul, em Tocantins, consolidando um corredor logístico para o escoamento de cargas como minério e grãos.

A ferrovia Salvador–Feira de Santana, com sua proposta de alta velocidade, integração intermodal e funcionalidade mista, representa uma aposta estratégica para melhorar a mobilidade urbana, impulsionar a economia e reduzir o tempo de deslocamento na região metropolitana da capital baiana. fonte: A Tarde

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