Tsunami atinge ilhas de Tonga e Samoa Americana após erupção vulcânica

Erupção do vulcão submarino Hunga-Tonga-Hunga-Ha’apai gerou ondas de mais de um metro na capital de Tonga, com risco do tsunami chegar aos EUA.

Ondas de tsunami atingiram as ilhas de Tonga e Samoa Americana neste sábado (15) após a erupção de um vulcão submarino no Pacífico Sul. O vulcão explodiu em uma erupção violenta no sábado, enviando uma nuvem de cinzas e vapor de gás para o ar.

vulcão Hunga-Tonga-Hunga-Ha’apai, localizado a 65 quilômetros da capital de Tonga, entrou em erupção pela primeira vez na sexta-feira (14), enviando uma nuvem de cinzas a 20 quilômetros no ar, de acordo com a Radio New Zealand (RNZ), afiliada da CNN.

Uma segunda erupção ocorreu no sábado às 17h26, horário local, informou a RNZ. Imagens de satélite mostram uma enorme nuvem de cinzas e ondas de choque se espalhando a partir da erupção.

Ondas de tsunami de mais de um metro foram observadas por medidores na capital tonganesa, e de 60 centímetros em Pago Pago, capital da Samoa Americana, segundo o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico.

As ondas atingiram a costa da capital de Tonga, Nuku’alofa, no sábado, fluindo para estradas costeiras e inundando propriedades, de acordo com RNZ.

O rei Tupou VI de Tonga foi evacuado do Palácio Real depois que o tsunami inundou a capital, informou o RNZ, citando relatos da mídia local de que um comboio de policiais e tropas levou o monarca para uma vila em Mata Ki Eua.

Os moradores se dirigiram para terrenos mais altos, enquanto as ondas varreram os jardins do palácio, a orla e a rua principal da capital.

Cinzas estavam caindo do céu em Nuku’alofa na noite de sábado e as conexões telefônicas ficaram sem sinal, afirmou a RNZ.

Além do alerta para tsunami, os Serviços Meteorológicos de Tonga emitiram alertas para chuvas fortes, inundações repentinas e ventos fortes em terras e águas costeiras.

A ilha vizinha de Fiji também emitiu um aviso público pedindo às pessoas que vivem em áreas costeiras baixas que “se movam para a segurança em antecipação às fortes correntes e ondas perigosas”.

Alertas de tsunami também foram emitidos para a Ilha Norte da Nova Zelândia e a costa oeste dos Estados Unidos, da Califórnia ao Alasca, bem como para a Colúmbia Britânica do Canadá.

Um alerta de tsunami também está em vigor para a nação insular de Vanuatu, no Pacífico, de acordo com seu Escritório Nacional de Gerenciamento de Desastres, com os moradores aconselhados a se afastar da costa e buscar terrenos mais altos.

Outro alerta de tsunami está em vigor para todas as áreas costeiras baixas de Samoa, disse o Serviço Meteorológico de Samoa. “Todas as pessoas que vivem em áreas costeiras baixas são aconselhadas a ficar longe das áreas de praia”, afirmou a agência, e o público deve evitar visitar as áreas costeiras.

Um alerta anterior de tsunami emitido para a Samoa Americana chegou a ser cancelado, de acordo com o NWS Pacific Tsunami Warning Center. O vulcão estava ativo desde 20 de dezembro, mas foi declarado inativo em 11 de janeiro, segundo a RNZ.

Tonga
Capital de Tonga foi atingida por tsunami apos erupção / Twitter/Sakak Moana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *