TJ-BA firma parceria com CNJ e Hospital Albert Einstein para modernizar sistema de decisões judiciais na saúde

Fotos: Ana Araújo / Ag. CNJ

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) firmou um acordo de cooperação com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Hospital Israelita Albert Einstein para implementar o NatJus 4.0, uma versão atualizada do sistema que fornece pareceres técnicos para decisões judiciais na área de saúde. A assinatura ocorreu em Brasília, durante a 12ª Sessão Ordinária de 2024 do CNJ.

O acordo, assinado pela presidente do TJ-BA, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, pelo presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, e pelo presidente do Hospital Albert Einstein, Sidney Klajner, busca otimizar o sistema com o uso de inteligência artificial, integração de bases de dados e ferramentas avançadas de análise. A expectativa é agilizar a resolução de processos judiciais de saúde e melhorar a tomada de decisões, beneficiando diretamente a população.

O ministro Barroso destacou que o STF já utiliza o e-NatJus e abriu seu uso para todos os gabinetes do Supremo, enfatizando a importância da tecnologia na modernização do Judiciário. Além disso, o CNJ firmou outro acordo com o Superior Tribunal de Justiça (STJ) para integrar a plataforma e-NatJus aos seus sistemas.

Participaram da cerimônia, representando o TJ-BA, o desembargador Mário Albiani Júnior, o juiz Sadraque Oliveira Rios Tognin e a juíza Rita Ramos, entre outros representantes do Judiciário baiano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *