Sílvio Humberto conduz reunião com titular da Sempre

Foto: Vitor Santos/Divulgação

Vereador preside frente parlamentar em defesa da população e catadores em situação de rua.

A Frente Parlamentar Maria Lúcia Pereira em Defesa dos Direitos da População e dos(as) Catadores(as) em Situação de Rua, presidida pelo vereador Sílvio Humberto (PSB), reuniu-se com o titular da Secretaria Municipal da Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), Kiki Bispo, nesta quarta-feira (9). 

“Uma iniciativa provocada conjuntamente pela Frente, Movimento População em Situação de Rua e Fórum Cata Rua a fim de tratar da ação realizada por agentes da Limpurb e da Sempre, que retirou de forma arbitrária os pertences de pessoas em situação de rua na região do Pela Porco, Sete Portas. Uma atitude que repudiamos veementemente e que não pode ser repetida, visto que aquelas pessoas são detentoras de direitos”, explicou Sílvio Humberto.

Na oportunidade, foi entregue ao secretário uma pauta de reivindicações com ações que garantam a cobertura de políticas públicas para essa população, como a concessão de auxílio emergencial para catadores, a ser disponibilizado pela Prefeitura neste momento de não realização do Carnaval; reativação do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política (Ciamp Municípios); criação de um plano sobre emprego e moradia; retirada de equipamentos hostis dos espaços públicos;
melhoria de infraestrutura nas unidades de acolhimento; implementação de curso de formação e contratação de pessoas de trajetória de rua para composição das equipes que realizam abordagem social, dentre outros. 

Desigualdades

“Sabemos o quanto a pandemia tem acentuado as desigualdades e isso tem um impacto significativo para pessoas em condição de rua. Não podemos ignorar uma realidade de vulnerabilidade social que pode ser vista nas marquises, portas de supermercados, em cada canto desta cidade, da Pituba a Tubarão. O que precisamos e estamos fazendo é lutar para garantir dignidade”, justificou. 

Como destacou Sílvio, o secretário Kiki Bispo se comprometeu com a reativação do Comitê de Monitoramento e com a avaliação das demais sugestões para possível atendimento.

Além dos integrantes da Frente, participaram da reunião o vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB), as vereadoras Marta Rodrigues (PT), Maria Marighella (PT) e Laina Crisóstomo (PSOL), a co-vereadora Cleide Coutinho (PSOL), coordenadoras do Movimento Nacional População de Rua da Bahia (MNPR) e do Fórum das Catadoras e Catadores em Situação de Rua da Bahia, Sueli Oliveira e Annemone Santos, respectivamente.
 

Fonte da notícia: Assessoria do vereador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *