Quem é Nelson Teich, novo titular do Ministério da Saúde

Novo ministro é é a favor do isolamento horizontal, ao contrário do presidente.

Após a demissão de Luiz Henrique Mandetta do cargo de ministro da Saúde nesta quinta-feira (16), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) escolheu o oncologista e empresário Nelson Teich, 62, como novo titular da pasta.

Formado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e especialista em oncologia pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), o carioca também é doutor em Ciências da Saúde e Economia da Saúde, pela Universidade de York, da Grã-Bretanha.

Ao contrário do presidente Bolsonaro, Teich é a favor do isolamento horizontal, que mantém todas as pessoas possíveis em quarentena, não apenas aquelas do grupo de risco, como idosos e pacientes com doenças prévias.

Ele já atuou no governo entre setembro de 2019 e janeiro de 2020, sendo assessor de Denizar Vianna, secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde e seu antigo sócio na MDI Instituto de Educação e Pesquisa, empresa que fechou no último ano.

Teich chegou a ser cogitado para o cargo após a campanha eleitoral de Bolsonaro, onde atuou como consultor informal, mas acabou sendo preterido por Mandetta. Atualmente, ele é sócio de uma consultoria de serviços médicos. Varela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *