Prefeitura anuncia criação de Carteira de Vacinação Digital

O prefeito Bruno Reis (DEM) anunciou durante coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira, 14, a criação de uma Carteira de Vacinação Digital (CVD) para os residentes em Salvador que iniciaram ou completaram o ciclo de imunização contra o coronavírus.

A ferramenta poderá ser utilizada para comprovar o processo de vacinação e ter acesso a eventos, espaços públicos e estabelecimentos que requisitem a apresentação de comprovante de imunização e informará o cidadão sobre as datas das aplicações das vacinas, fabricantes e lote do imunizante recebido.

“Esse cartão vai permitir que o cidadão, a depender das exigências que venham a surgir em relação às vacinas tomadas, como viagens e eventos, possam comprovar o seu processo de vacinação. A ferramenta pode ser acessada tanto nos sistemas Android ou iOS, facilitando assim a vida das pessoas. Estamos mantendo entendimentos com embaixadas, inclusive, para que possa servir como comprovação da vacinação para viagens internacionais”, afirmou o prefeito.

A ferramenta pode ser acessada através do site www.cvd.saude.salvador.ba.gov.br. No momento da inscrição, se a pessoa não tomou nenhuma dose da vacina contra a Covid-19, por exemplo, a plataforma indicará o status “Sem Registro de Vacinação”. As demais situações são “Parcialmente Vacinado” (quando existir apenas o registro da primeira dose e se estiver com a segunda dose em atraso) ou “Totalmente Vacinado” (quando estiver com o registro da 1ª e 2ª doses ou dose única).

Vacinação

Com 52% da população totalmente imunizada e 96% com a 1ª dose, Salvador, de acordo com prefeito, está há 20 dias sem pacientes aguardando regulação nas  UPAS (Unidade de Pronto Atendimento), o que diminuiu consideravelmente a pressão sobre o sistema de saúde.

Para que os índices continuem a baixar, o prefeito fez um apelo para que as 110 mil pessoas que ainda não se vacinaram em primeira dose, compareçam aos postos para iniciar o esquema vacinal.

“Temos 80 mil pessoas acima de 18 anos e 30 mil pessoas entre 16 e 17 anos, portanto 110 mil pessoas, que não foram tomar a primeira dose. Aquele cenário de parcialmente vacinados, são pessoas que hoje, 14 de setembro, estão com a segunda dose vencida: 120 mil pessoas. É um número expressivo. É fundamental que essas pessoas voltem para tomar a segunda dose. Os números estão caindo, ontem não tivemos registros de óbitos, estamos hoje com 25% de ocupação de leitos de UTI”, pontuou o prefeito.

“Quem acreditou na ciência tá vendo que a vacina tá cumprindo seu papel e dando resultado. Mas isso não pode criar a sensação de que a pandemia já passou. Para que possamos efetivamente vislumbrar passos à frente, é fundamental que a gente continue usando máscaras, e ainda é prematuro falar no fim da utilização delas, é fundamental que evitemos aglomeração e que continuemos vacinando”. A Tarde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *