Peregrinação ao Santuário de Fátima, em Portugal, reúne milhares de pessoas

Milhares de fieis participam das celebrações dos 105 anos da primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima na Cova da Iria, em FátimaHoracio Villalobos/Corbis via Getty Images.

A peregrinação internacional ao Santuário de Fátima, em Portugal, um dos mais tradicionais eventos católicos do mundo, voltou a reunir milhares de pessoas após dois anos de interrupção devido à pandemia de Covid-19.

Na noite de quinta-feira (12), peregrinos acompanharam a procissão e benção solene das velas após as atividades do primeiro dia da peregrinação em comemoração aos 105 anos da primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima na Cova da Iria, em Fátima.

Diante da guerra na Ucrânia, que afeta milhares de pessoas desde o dia 24 de fevereiro, os discursos aos peregrinos foram sido direcionados à caridade, ao diálogo e à busca pela paz.

Diálogo

Na homilia da missa de encerramento da peregrinação de maio realizada nesta sexta-feira (13), o arcebispo D. Edgar Peña Parra alertou para a necessidade de um diálogo construtivo como forma de superar conflitos.

“Dizemos e amplificamos muitas palavras, movidos pela pressa de dizer ou fazer sempre qualquer coisa, esquecendo de nos dessedentarmos [saciarmos] com calma na fonte da vida e da paz (…) Mesmo a nível internacional, pensemos como seria importante escutar as razões do outro e dar prioridade ao diálogo e à negociação, os únicos caminhos para uma paz estável e duradoura, em vez de empreender ações inspiradas pela busca gananciosa e apressada dos próprios interesses”, disse o arcebispo.

Em 2023, a Jornada Mundial da Juventude será realizada em Lisboa, com o tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente”. O arcebispo mencionou o evento e convidou os fieis à reflexão.

“Queridos peregrinos de Fátima, levantemo-nos e partamos apressadamente ao encontro de quantos nos rodeiam: sonhemos com eles e, com a ajuda de Deus, não nos cansemos de construir uma Igreja com rosto jovem e belo, que brilha quando é missionária, acolhedora, livre, fiel, pobre de meios e rica no amor”, disse.

Peregrinação ao Santuário de Fátima, em Portugal, em 2022 / Horacio Villalobos/Corbis via Getty Images

Papa Francisco saúda os peregrinos

Na audiência pública semanal realizada na quarta-feira (11), na Praça de São de Pedro, o Papa Francisco lembrou dos peregrinos participam das celebrações em Fátima.

“O meu pensamento dirige-se também a quantos, nestes dias, rumam ao Santuário de Fátima, levando a Nossa Senhora as alegrias e as preocupações dos seus corações”, disse o pontífice. “Unidos a estes nossos irmãos, também nós confiamos o ardente desejo de paz no mundo à Virgem Maria, que a todos envolve com o seu olhar materno”, completou Francisco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *