“O combate ao racismo começa dentro de nós mesmos”, diz Ireuda Silva

Atividade terá início às 8h, no Colégio Estadual Marechal Mascarenhas de Morais.

A vice-presidente da Comissão de Reparação e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, vereadora Ireuda Silva (Republicanos), afirmou na manhã desta quarta-feira (4) que devemos combater o racismo começando por nós mesmos, erradicando o preconceito do nosso íntimo. A parlamentar lembra que, numa sociedade, ações individuais se refletem no coletivo.

“Muitas pessoas se dizem contra o racismo, mas ignoram que elas próprias trazem comportamentos racistas enraizados em si próprias. É preciso lembrar que o racismo é também uma construção cultural e que todos somos criados imersos nessa cultura”, apontou Ireuda.

Conforme a vereadora, casos de racismo se multiplicam a cada dia pelo país. Nesta semana, no metrô de São Paulo, uma mulher loira fez um comentário racista sobre o cabelo de outra passageira, uma mulher negra. “O combate ao racismo começa dentro de nós mesmos. A indignação contra o preconceito alheio é mais do que necessária, mas não basta. É preciso erradicar o racismo individual, introjetado em cada pessoa pela cultura da sociedade, que por séculos foi escravocrata”, acrescentou.

Fonte da notícia: Assessoria da vereadora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.