Moraes vota por tornar Bolsonaro réu e afirma: “Nenhuma dúvida dos crimes”

Ministro Alexandre de Moraes destaca a gravidade dos atos de 8 de janeiro e pede julgamento rigoroso para os indiciados.  |    Antonio Augusto/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, votou nesta quarta-feira (26) a favor de tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete indiciados réus pelos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023. Segundo Moraes, há provas suficientes para a abertura da ação penal, reforçando que os atos não foram um “domingo no parque”, mas sim uma tentativa de golpe de Estado.

“Não houve passeio no parque. Nenhuma bíblia foi vista naquele momento, apenas violência e agressões. Diversos policiais foram atacados covardemente. Se isso não é violência, eu não sei o que é”, declarou o ministro.

A denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) acusa Bolsonaro e seus aliados de crimes como golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa armada e dano qualificado ao patrimônio público. Moraes destacou que o ex-presidente teve conhecimento da minuta do golpe e que, desde 2021, incitou ataques contra a Justiça Eleitoral e as urnas eletrônicas.

O julgamento ocorre na Primeira Turma do STF e ainda aguarda os votos dos ministros Cristiano Zanin, Cármen Lúcia, Luiz Fux e Flávio Dino. Caso a denúncia seja aceita, Bolsonaro e os demais acusados responderão judicialmente, podendo enfrentar penas que ultrapassam 30 anos de prisão. Bocão News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *