foto: divulgação
Em uma ampla ofensiva para combater a produção e a comercialização ilegal de explosivos artesanais no interior da Bahia, a Polícia Civil realizou uma grande apreensão de materiais altamente perigosos durante a Operação Brincar com Fogo, deflagrada entre os dias 14 e 15 de maio. A ação resultou na apreensão de 122.400 fogos de artifício clandestinos, uma tonelada de espadas juninas prontas para venda, além de armas de fogo, munições e insumos utilizados na fabricação de artefatos explosivos.
A operação foi conduzida pela 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), com sede em Santo Antônio de Jesus, e contou com atuação direta da Delegacia Territorial de Cruz das Almas, que iniciou as investigações após identificar a utilização irregular de um terreno voltado à agricultura familiar. No local, os policiais encontraram um barraco improvisado onde ocorriam a fabricação e o armazenamento de espadas juninas de forma clandestina, colocando em risco tanto os envolvidos quanto a comunidade do entorno.
Durante a ação, nove estabelecimentos comerciais foram fiscalizados em três municípios do Recôncavo. Em Santo Antônio de Jesus, os agentes localizaram a maior parte dos fogos: mais de 100 mil unidades estavam escondidas em uma residência no bairro Maria Preta. O imóvel também guardava munições de calibres .380 e .38. O responsável pela casa foi detido em flagrante, mas acabou liberado após pagamento de fiança.
Além dos fogos, os policiais recolheram grande quantidade de materiais usados na confecção de explosivos caseiros, como pólvora negra, nitrato de potássio, bambus, sisal, enxofre, cinzéis e pilões. Também foi apreendida uma espingarda artesanal. Dada a periculosidade de parte dos artefatos, uma equipe do Exército supervisionou a destruição emergencial de alguns materiais em uma área isolada. Outras duas toneladas de itens serão incineradas em uma pedreira licenciada.
A Polícia Civil reforça que a fabricação e comercialização de fogos e espadas sem autorização representam sérios riscos à segurança pública, sobretudo neste período que antecede as festas juninas, quando a demanda por esses produtos aumenta significativamente. fonte: Informe baiano