Por decisão do governo federal, o INSS e não repassou os valores às entidades associativas, e a devolução será feita junto com o pagamento regular dos benefícios – de 26 de maio a 6 de junho – Foto: José Cruz | Agência Brasil
Por decisão do governo federal, o INSS e não repassou os valores às entidades associativas, e a devolução será feita junto com o pagamento regular dos benefícios – de 26 de maio a 6 de junho – Foto: José Cruz | Agência Brasil
A partir desta segunda-feira (26), o INSS começa a devolver automaticamente os valores descontados de aposentados entre os dias 24 de abril e 8 de maio, que não foram repassados às entidades associativas. A medida foi determinada pelo governo federal, e os valores serão creditados junto ao pagamento regular dos benefícios, entre os dias 26 de maio e 6 de junho. Segundo o INSS, os segurados não precisam realizar nenhum procedimento para receber a devolução.
Em nota, o instituto também alerta para possíveis tentativas de golpe, reforçando que todas as informações oficiais devem ser consultadas exclusivamente pelo portal Meu INSS ou pelo telefone 135.
Aposentados e pensionistas que desejarem contestar descontos feitos antes desse período devem registrar o pedido pelo Meu INSS. Nestes casos, a entidade responsável pelo desconto terá que comprovar a autorização do beneficiário. Se não comprovar, será obrigada a devolver os valores ao INSS, que fará o reembolso diretamente ao segurado, utilizando o mesmo canal de pagamento habitual — seja conta bancária ou cartão magnético.
Além disso, desde a última sexta-feira, quem quiser contratar empréstimo consignado ou autorizar novos descontos deverá realizar identificação biométrica através da plataforma do Meu INSS. fonte: A Tarde