Geraldo Júnior propõe mês de combate às fake news

Presidente da Câmara quer dedicar setembro à conscientização dos riscos e prejuízos das notícias falsas.

Em busca da conscientização da população sobre os danos e perigos das notícias falsas, as chamadas fake news, principalmente disseminadas nas redes sociais e aplicativos de bate-papo, o presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Geraldo Júnior (MDB), apresentou o Projeto de Lei nº 193/2020, que institui o mês de setembro como sendo de combate às fake news.

“A divulgação das fake news é um ato muito perigoso. Compartilhar informações falsas, fotos e vídeos manipulados e publicações duvidosas pode trazer riscos para a saúde pública, incentivar o preconceito e resultar em mortes”, destaca Geraldo Júnior na justificativa do projeto.

A proposta é que no mês de conscientização, orientação e combate às fake news sejam realizados debates, rodas de conversas e ações educativas em locais estratégicos e de fácil acesso para a comunidade. Desta forma, se pretende estimular a não produção, propagação e reprodução das mensagens falsas.

“Através do debate e das ações de conscientização será possível estabelecer instrumentos efetivos capazes de combater, mas também prevenir essas notícias falsas, divulgadas principalmente nas redes sociais e que têm causado grandes transtornos à nossa sociedade “, concluiu Geraldo Júnior.

Fonte da notícia: Diretoria de Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *