Foto mostra mais de 600 afegãos fugindo em avião militar dos EUA

Número de passageiros superava a capacidade da aeronave, mas tripulação decidiu decolar mesmo assim em direção ao Qatar.

A foto mostra mais de 600 afegãos – mulheres, homens, crianças e idosos – amontoados dentro de um enorme avião militar dos Estados Unidos, durante a dramática fuga de pessoas horas depois de Cabul – a capital do Afeganistão – cair nas mãos do Talibã no domingo (15).

A imagem, que viralizou, foi tomada no interior de um avião C-17 de transporte da força aérea dos Estados Unidos. Foi feita e divulgada pelo site de informação militar Defense.

Os afegãos espremidos no domingo à noite no ‘ventre’ do gigantesco cargueiro fazem parte daqueles que estavam autorizados a serem retirados do país pelas autoridades americanas, segundo este site.

No total, havia 640 afegãos a bordo, segundo fontes militares dos Estados Unidos.

No entanto, o avião não estava previsto para voar com tantos passageiros, afirmou um militar à Defense One. Muitos deles subiram desesperadamente no avião pela rampa traseira do C-17.

“A tripulação tomou a decisão de voar” em vez de forçar os afegãos a saírem do avião, explicou o responsável militar. R7

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *