Cidade mais populosa da África luta contra inundações e para se manter no mapa

Lagos, na Nigéria, sofre com enchentes e aumento do nível do mar agravados por drenagem inadequada, crescimento desordenado e mudanças climáticas.

Carros e casas submersos na água, passageiros passando por ônibus na altura dos joelhos em enchentes e proprietários contando o custo de propriedades destruídas.

Bem-vindo a Lagos durante a estação das chuvas.

Os residentes da Nigéria, o país mais populoso da África, estão acostumados com as enchentes anuais que engolfam a cidade costeira durante os meses de março a novembro. Em meados de julho, no entanto, o principal distrito comercial da Ilha de Lagos experimentou uma das piores enchentes dos últimos anos.

“Foi muito ruim e incomum”, disse Eselebor Oseluonamhen, 32, à CNN.

“Saí de casa … Não sabia que tinha chovido tanto … Havia muito trânsito no meu trajeto por causa da enchente. Quanto mais íamos, mais alto o nível da água. A água continuava subindo até cobrir o para-choque do meu carro … então havia água fluindo dentro do meu carro “, lembrou Oseluonamhen, que dirige uma empresa de mídia em Lagos, no continente.

Fotos e vídeos postados nas redes sociais mostraram dezenas de veículos inundados com água após chuvas torrenciais. As inundações paralisam a atividade econômica, a um custo estimado em cerca de US$ 4 bilhões por ano.

Lar de mais de 24 milhões de pessoas, Lagos, uma cidade baixa na costa atlântica da Nigéria, pode se tornar inabitável no final deste século, com o aumento do nível do mar devido às mudanças climáticas, sugerem as projeções científicas.

O problema é agravado por “sistemas de drenagem inadequados e mal mantidos e crescimento urbano descontrolado”, entre outros, de acordo com um estudo conduzido pelo Instituto de Estudos de Desenvolvimento.

A agência hidrológica da Nigéria, NIHSA, previu inundações mais catastróficas em setembro, geralmente o pico da estação chuvosa.

Litoral em erosão

Lagos foi parcialmente construída no continente e em uma série de ilhas.

Ela está lutando contra a erosão da costa que torna a cidade vulnerável a enchentes, que o ambientalista nigeriano Seyifunmi Adebote diz ser atribuível ao aquecimento global e “ação induzida pelo homem por um período prolongado”.

A mineração de areia para construção é um dos principais contribuintes para a erosão da costa em Lagos, disseram especialistas ambientais.

Manzo Ezekiel, porta-voz da agência de gerenciamento de emergências da Nigéria (NEMA), disse à CNN que a margem do rio da Ilha Victoria de Lagos já está sendo “levada pela corrente … particularmente na área V.I de Lagos”. “Há o problema da margem do rio sendo arrastada. O aumento do nível da água está corroendo a terra”, acrescentou Ezequiel.

Na Ilha Victoria, um bairro afluente de Lagos – uma cidade costeira inteiramente nova batizada de ‘Eko Atlantic’ – está sendo construída em um terreno recuperado do Oceano Atlântico e será protegida do aumento das águas por uma parede de concreto de 8 quilômetros de comprimento blocos, dizem os desenvolvedores.

Embora o ambicioso projeto possa contribuir para reduzir a escassez de moradias em outras partes da cidade, Ezequiel teme que “a recuperação de terras do mar pressione outras áreas costeiras”.

Outros críticos argumentaram que as áreas adjacentes não protegidas pela parede ficarão vulneráveis às ondas das marés. A CNN entrou em contato com a Eko Atlantic para comentar.

Cidades costeiras em risco de submersão

Cidades costeiras baixas em algumas partes do mundo podem estar permanentemente submersas em 2100, mostraram as descobertas de um estudo. O estudo publicado pelo grupo de pesquisa Climate Central afirmou que as áreas afetadas podem afundar abaixo da linha da maré alta se o nível do mar continuar a subir.

“Como resultado da poluição das atividades humanas que retém o calor, o aumento do nível do mar pode, dentro de três décadas, aumentar as inundações crônicas mais do que a terra que atualmente abriga 300 milhões de pessoas”, disse o estudo. “Em 2100, as áreas que agora abrigam 200 milhões de pessoas podem cair permanentemente abaixo da linha da maré alta”, acrescentou.

Prevê-se que os níveis globais do mar aumentem mais de 2 metros até o final deste século.

Isso deixa Lagos, que os especialistas dizem estar a menos de dois metros acima do mar, em um estado precário, visto que uma parte do litoral da Nigéria é baixa. Em um estudo de 2012, a Universidade de Plymouth do Reino Unido descobriu que um aumento do nível do mar de apenas 3 a 9 pés (cerca de 1 a 3 metros) “terá um efeito catastrófico sobre as atividades humanas” em ambientes costeiros da Nigéria.

Adebote disse à CNN que o destino de Lagos “dependeria de como priorizamos essa previsão científica e das ações correspondentes que tomaremos como resposta”. “É apenas uma questão de tempo até que a natureza recue e isso pode ser um desastre”, acrescentou.

Inundações mortais na Nigéria

Inundações perenes nas áreas costeiras da Nigéria deixaram muitos mortos e muitos desabrigados. De acordo com dados da NEMA, mais de 2 milhões de pessoas foram diretamente afetadas pelas inundações em 2020.

Pelo menos 69 pessoas perderam a vida em desastres de enchentes no ano passado. Em 2019, mais de 200.000 pessoas foram afetadas pelas inundações, com 158 mortos.

“Todos os anos testemunhamos inundações na Nigéria. É um problema que a mudança climática trouxe e estamos vivendo com isso”, disse Ezekiel à CNN.

Além da vulnerabilidade de Lagos às mudanças climáticas, acredita-se que os sistemas de drenagem deficientes e as calhas das ruas entupidas em grandes áreas da cidade aumentaram os desafios das enchentes.

“Por mais que a mudança climática tenha um papel na elevação do nível do mar, o que você pode ver neste vídeo é predominantemente um problema do sistema de drenagem”, tuitou um usuário de mídia social ao reagir a um vídeo sobre as inundações recentes em Lagos.

No entanto, à medida que as enchentes aumentam em algumas áreas, os bairros de baixa renda construídos em áreas úmidas recuperadas têm que enfrentar edifícios que estão afundando.

Mantendo Lagos no mapa

Adebote disse à CNN que, para Lagos se manter à tona em face das enchentes e da elevação do nível do mar, deve se adaptar às mudanças climáticas.

“Precisamos olhar para as nossas infraestruturas – sistemas de drenagem, instalações de gestão de resíduos, estruturas habitacionais … Quão resilientes e adaptáveis ??são estas infraestruturas face às pressões ambientais e quando colocadas lado a lado com a nossa população em crescimento?” ele disse.

Desde então, as autoridades em Lagos iniciaram a limpeza dos canais de água do estado para mitigar as inundações perenes.

O presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, também expressou a disposição do país em fazer parceria com aliados globais no combate à mudança climática.

“Esperamos trabalhar com o presidente [Joe] Biden e o vice-presidente [Kamala] Harris. Temos grande esperança e otimismo para o fortalecimento das relações cordiais existentes, trabalhando juntos para combater o terrorismo global, as mudanças climáticas, a pobreza e melhorar os laços econômicos e comércio”, escreveu Buhari em um tuíte de janeiro.

Mas Adebote observa que as respostas do governo à ação climática “têm sido muito fracas”.

“Há muito que precisa ser feito e vai tomar ações consistentes e deliberadas por parte de várias partes interessadas para que a Nigéria tome ações climáticas adequadas, especialmente na adaptação aos impactos que já estão ameaçando nossa subsistência”, acrescentou.

Um ativista ambiental, Olumide Idowu, pediu às autoridades governamentais que se associassem ao setor privado para aumentar os fundos para resolver os problemas.

“O governo deve buscar parcerias com o setor privado para que eles conduzam o financiamento climático para resolver os problemas de enchentes”, disse Idowu à CNN.

A economia da Nigéria tem lutado nos últimos anos, reduzindo o financiamento para mudanças climáticas e outros setores críticos. No entanto, as autoridades ainda estão se comprometendo a acelerar a resposta do país às mudanças climáticas.

No mês passado, o Ministério do Meio Ambiente da Nigéria anunciou a aprovação presidencial de uma política nacional renovada sobre mudanças climáticas, com o objetivo de abordar “a maioria, senão todos, os desafios colocados pelas mudanças climáticas e vulnerabilidade climática no país”, um porta-voz do ministério escreveu na postagem do Twitter. CNN – Foto: Moradores caminham por rua inundada em Aboru, Lagos, após uma forte chuva em 6 de julho de 2020 / Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *