China rebaixa relação diplomática com Lituânia como retaliação por Taiwan

Nomeação do representante taiwanês Eric Huang e colegas em frente à placa do Gabinete de Representação de Taiwan na Lituânia (Foto: Taiwan Ministry of Foreign Affairs/Divulgação)

Medida é retaliação pela abertura de uma embaixada taiwanesa no Estado Báltico. Beijing não admite a ilha ser tratada como nação independente.

No mais recente episódio da crise diplomática entre China e Lituânia, neste domingo (21), Beijing anunciou que rebaixou oficialmente suas relações com Vilnius. A medida é uma retaliação pela abertura de uma embaixada de fato de Taiwan no Estado Báltico, reforçando que o país asiático não quer que a ilha autônoma seja tratada como uma nação independente. As informações são da rede CNN.

Os chineses têm em Taiwan sua questão territorial mais sensível e manifestam irritação com qualquer movimento que sugira que o território seja um Estado autônomo. Ao identificar contrariedade ao princípio defendido de “Uma Só China“, Beijing vem aumentando a pressão sobre os países para não se envolverem com os taiwaneses, entre eles os Estados Unidos.

As tensões escalaram em agosto, quando a China anunciou que havia decidido chamar de volta seu embaixador na Lituânia, bem como exigiu que o governo lituano fizesse o mesmo com seu representante em território chinês. O incidente tinha relação com o fato de a ilha, um mês antes, anunciou a instalação de um departamento de representação em Vilnius, chamado “Escritório de Representação de Taiwan”.

Mas mesmo com os recados enviados, o Escritório de Representação taiwanês na Lituânia foi inaugurado na quinta-feira (18). Apenas 15 países têm laços diplomáticos formais com Taiwan, mas muitos outros mantêm embaixadas denominadas “escritórios comerciais”. Outros gabinetes da ilha na Europa e nos EUA utilizam o nome Taipei, evitando uma referência ao território semiautônomo, algo que irrita ainda mais Beijing.

Ao emitir um relatório sobre o caso, o Ministério das Relações Exteriores da China alega que a Lituânia ignorou a “postura solene” do país e as normas básicas de relações internacionais ao dar sinal verde para que Taiwan firmasse seu escritório em Vilnius. Além disso, pontuou que a medida “minou a soberania e integridade territorial da China e interferiu grosseiramente nos assuntos internos da China”, estabelecendo um “mau precedente internacional”, disse o comunicado.

Como consequência, o órgão governamental chinês comunicou um racha diplomático e que, de agora em diante, as relações entre os países serão rebaixadas ao nível de encarregado de negócios, um degrau abaixo do embaixador.

“Instamos o lado lituano a corrigir seus erros imediatamente e não subestimar a firme determinação do povo chinês e a firme resolução de defender a soberania nacional e a integridade territorial”, impele o documento assinado pelo Ministério das Relações Exteriores.

Já o Ministério das Relações Exteriores da Lituânia disse em comunicado que “lamenta” a decisão da China, mostrou matéria da agência catari Al Jazeera. “A Lituânia reafirma sua adesão à política de ‘Uma China’, mas ao mesmo tempo tem o direito de expandir a cooperação com Taiwan”, disse a carta assinada pela pasta.

Os EUA ofereceram benefícios à Lituânia para que resista à pressão que vem da China, que viria em forma de um acordo de crédito de exportação de US$ 600 milhões por meio do Banco de Exportação e Importação dos EUA ainda nesta semana. A Referência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *