Checar as condições físicas de um imóvel para alugar em Feira de Santana pode evitar transtornos

Veja quais cuidados tomar para fazer um bom negócio.

Procurando opções na Bahia? Então você precisa conhecer o munícipio de Feira do Santana. A região, localizada no interior do estado, é uma daqueles que não para de crescer principalmente no mercado de aluguel.

Entre os motivos está o fato de que a cidade é uma das mais populosas de todo o estado e ainda a primeira do interior nordestino em população. Isso na prática significa que essa é a maior cidade das regiões Norte, Nordeste, Centro Oeste e Sul, juntas!  E para atender tantas famílias, a região tem um forte mercado imobiliário, principalmente quanto o assunto é aluguel.

Seja em Feira do Santana ou em qualquer outra localidade do país, é importante estar atento a algumas condições antes de entrar no contrato de aluguel para garantir um bom negócio. Para te ajudar, separamos quais são os principais tópicos que você deve estar atento junto a escolha do seu imóvel. Confira a seguir:

LOCALIZAÇÃO

Agora que você já sabe que pretende morar em Feira da Santana, o próximo passo é encontrar qual vai ser o endereço do seu imóvel. Para isso é necessário avaliar a questão da localização. Em regiões mais tranquilas, a melhor forma de interagir com a vizinhança e aproveitar o endereço, o segredo é buscar por opções de casas para alugar em Feira de Santana. O primeiro passo para fazer a escolha certa é conhecer qual o valor do metro quadrado cobrado na região que você pretende morar. Assim é possível mensurar qual o preço médio dos imóveis naquela região. Mas é importante destacar, que se você gostou de uma opção em determinado lugar, mas que não cabe no orçamento, muitas vezes é possível encontrar diferenças de valor, neste caso o aluguel, consideráveis dentro de um mesmo bairro.

O que deve ser levado em conta e pode facilitar na escolha são questões como a arborização, iluminação e segurança da rua, o acesso a comércio e serviços, o atendimento em transporte público da região, o trânsito, além de acesso a escola, hospitais e opções de lazer,e entretenimento e esportes ao ar livre.

IMÓVEL

Ao escolher um imóvel para alugar, essa é a etapa que pode trazer mais preocupação. Uma vez que ao mesmo tempo em que a unidade deve atender as necessidades da família que vai morar, ela tem as características e identidade do proprietário. Para fazer uma boa escolha, comece analisando a idade do imóvel. Imóveis novos costumam estar mais bem conversados e por isso podem ter um valor diferenciado no aluguel. Já imóveis antigos, com mais de 20 anos, são aqueles que exigem cuidado. Pois apesar de apresentarem amplo espaço, que os novos muitas vezes não detêm, os problemas podem estar escondidos atrás da parede. Por isso, na hora de fazer sua escolha, comece analisando a rede elétrica.

A quantidade de produtos que consomem energia é muito maior do que a alguns anos atrás e por isso a rede de certos imóveis pode não suportar a potência exigida. Outro ponto a ser observado também a questão da rede hidráulica. Imóveis podem apresentar problemas de canalização por ferros velhos que podem gerar vazamentos e até mesmo infiltrações. Outro ponto importante a tomar cuidado é o elevador, pois alguns prédios podem não apresentar o que dificulta o acesso de pessoas com determinado tipo de necessidade de locomoção. Outro problema sério e comuns em imóveis é a questão dos cupins, que atacam móveis e pisos feitos a base de madeira. É claro que também é importante estar atento a fachada e área externa do condomínio, analisando as condições em que se encontram, e se oferece algum recurso como portaria ou até mesmo vigilância.

INFRAESTRUTURA

Com os últimos tópicos analisados, chegou a hora de avaliar questões relacionadas a infraestrutura principalmente para quem busca um apartamento para alugar em Feira de Santana. O mais importante é começar pela questão da segurança, avaliando se existe a presença de portaria 24 horas, câmeras de vigilância, cerca, arame, portão automatizado, entre outros recursos que podem garantir a boa vivência no imóvel. Outra questão que faz toda a diferença é relacionada a orientação solar. A incidência solar gera diversos benefícios entre eles a economia do consumo de energia elétrica, o conforto térmico e até mesmo o combate ao mofo e outras bactérias que podem crescer em ambientes fechados.

A dica é visitar o imóvel em diferentes momentos do dia, para entender o perfil daquele apartamento. Segundo as orientações físicas, ao norte é comum bater sol o dia inteiro. Ao leste, o sol aparece pela manhã, a oeste, o sol aparece a tarde e ao sul, quase não recebe sol durante o inverno e no verão costuma recebe sol no início da manhã e no início da tarde. Normalmente, os imóveis com incidência ao Norte costumam ser bem mais valorizados. Em comparação em regiões quentes como é caso de Feira de Santana, a indicação é procurar por imóveis na região Sul, que não deve deixar o apartamento muito aquecido ao longo de todo o dia.

Também é importante destacar que tudo depende da necessidade do cliente e do perfil de cada imóvel. Outro ponto importante a se avaliar é a questão da vista. Apartamentos com visão panorâmica são aqueles que costumam ser os mais valorizados. Outra tendência que tem crescido e aparecido com maior frequência é a questão da varanda. Oferece mais espaço e proporciona uma área com paisagem e ventilação externa. Nos últimos anos, o conceito de varanda gourmet tem ganhado força, que o espaço que conta com churrasqueira e em alguns casos conta com espaço para toda a mesa de jantar na área que existe na residência. Outro ponto que pode gerar muita comodidade ou incomodo, dependendo da situação é a questão da garagem. Busque por imóveis que condizem com a quantidade das vagas que você pretende usar. Para isso sempre se informe junto ao proprietário do imóvel, para evitar problemas no futuro. 

Curtiu? Compartilhe em suas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *