Câmara na festa religiosa  de São Francisco Xavier

Foto: Valdemiro Lopes

Padroeiro da cidade de Salvador é louvado no dia 10 de maio.

Com procissão pelo Centro Histórico, e missa na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador, às 18h, o padroeiro da capital baiana, São Francisco Xavier, é festejado nesta terça-feira (10). 
O vereador Joceval Rodrigues (Cidadania) participou da celebração, mantendo a tradição da participação da Câmara Municipal na louvação que acontece há 336 anos. A missa foi celebrada pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, cardeal Dom Sergio da Rocha.

“A comemoração é importante não apenas por ser um culto religioso, mas também por ser uma festa que nasce com a reivindicação do povo de Salvador. É uma das primeiras manifestações da população local com a Câmara”, lembrou o vereador Joceval Rodrigues.     

História

Conta a história que Salvador foi assolada, duas vezes, pela peste: uma em 1686 pela febre amarela e a outra, pela cólera morbus, em 1855. Como São Francisco Xavier morrera de peste, os jesuítas sugeriram à população implorar a intercessão do santo. O atendimento foi imediato e a peste cessou.

Lembra a Arquidiocese de São Salvador da Bahia que, na época da peste, houve um movimento popular que atingiu as autoridades locais (Senado da Câmara) e foi dirigido ao papa um pedido para que fosse declarado São Francisco Xavier padroeiro da capital baiana. Em bula solene, datada de 10 de maio, São Francisco Xavier passou a ser padroeiro, protetor especial da cidade. 

Fonte da notícia: Diretoria de Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.