Câmara concede Título de Cidadão de Salvador ao coronel André Sodré

Honraria foi entregue em sessão solene presidida pela vereadora Rogéria Santos, na noite desta sexta-feira (11).

O comandante do 6º Batalhão de Polícia do Exército (6º BPE), coronel André Sodré Lira Brandão, foi homenageado pela Câmara Municipal com o Título de Cidadão de Salvador. A vereadora Rogéria Santos (PRB) presidiu a solenidade e foi quem sugeriu ao vereador Beca (Cidadania) a apresentação do projeto de resolução que possibilitou a homenagem, pois estava licenciada da Casa para conduzir a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude. O título foi entregue em sessão solene, na noite desta sexta-feira (11), no Plenário Cosme de Farias. 

Foto: Valdomiro Lopes

No discurso de apresentação do homenageado, a vereadora Rogéria Santos disse que o coronel André Sodré é um grande amigo que compartilha o mesmo propósito de “transformar vidas”. 
Ao visitar pela primeira vez o 6º Batalhão de Polícia do Exército, a vereadora conheceu os programas desenvolvidos pelo coronel e ouviu uma frase que guarda na memória: “Não importa o tamanho do desafio, o que importa é a grandeza da união”.

“Essa união nos trouxe até aqui. Mesmo o Exército Brasileiro sendo apartidário, sem nenhum envolvimento político, somos gratos, enquanto Legislativo, de podermos juntos traçar parcerias e construir políticas públicas tão significativas para a sociedade soteropolitana”, acrescentou Rogéria Santos. 

Foto Valdomiro Lopes

A vereadora terminou o discurso frisando que “hoje estamos aqui para retribuir toda essa atenção, cuidado e dedicação pela nossa cidade, com este honroso Título de Cidadão de Salvador”. E acrescentou: “Eu e todos os soteropolitanos nos sentimos agraciados em tê-lo como conterrâneo a partir desta data”.  

Satisfação

Natural da cidade do Rio de Janeiro, o coronel André Sodré disse que o sentimento que sente ao ser homenageado pela Câmara é de satisfação e realização pessoal. “A Bahia tem uma longa história e tradição em nosso país e vir para esta capital e ser acolhido e agraciado com esta honraria é uma coisa que não tem palavras para descrever”, completou.

Com um total de seis anos de residência em Salvador, em duas passagens, o homenageado afirmou que a capital baiana “é uma cidade maravilhosa que foi escolhida para morar quando ingressar na reserva do Exército Brasileiro”. O coronel André Sodré já morou no Rio de Janeiro, Campinas, Resende, São João del Rei, Recife, Olinda e Manaus.

Mesa de trabalho

Além da vereadora e do homenageado, fizeram parte da mesa de trabalho o desembargador Baltazar Miranda, representando o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia; o coronel Luiz Eduardo Possídio, chefe do Estado-Maior da 6ª Região Militar; o coronel Aviador Ivan Lucas Karpischin, da Força Aérea Brasileira; o coronel de Intendência Kleber do Amaral; a juíza militar Sheila Costa Bastos Dias, auditora da Justiça Militar da União; a promotora Selma Pereira de Santana, da Justiça Militar; e o superintendente Frabrizzio Muller, da Superintendência de Trânsito de Salvador.

Entregaram o Título de Cidadão de Salvador ao coronel André Sodré a sua esposa Beatriz Brandão e a sua filha Maria Eduarda. A Banda de Música da 6ª Região Militar, sob regência do subtenente Nelson Soares, executou o Hino Nacional e fez um fundo musical no momento da entrega do Título de Cidadão de Salvador. Ainda na solenidade, foi apresentado um vídeo com o trabalho social do Exército. O vereador Maurício Trindade (DEM) participou da sessão solene.

Formação

O coronel André Sodré possui graduação em Ciências Militares, pela Academia Militar das Agulhas Negras, e em Direito, pelo Centro Universitário Estácio da Bahia. 
Na área militar, atuou como comandante de Batalhão e de Companhia, em Recife, nos anos de 2009 e 2010. Nos dois anos seguintes, trabalhou como chefe da conscrição do Serviço Militar Regional, em Salvador.

O coronel tem experiência na área de educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino e no processo seletivo de recursos humanos. Também realizou pós-graduação lato sensu em Ciências Militares.

Fonte da notícia: Secom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *