Rui apresenta projetos para o boxe baiano em reunião com Robson e Hebert

O governador do estado, Rui Costa (PT), esteve com os dois únicos medalhistas de ouro do Brasil nas Olimpíadas pelo Boxe, os baianos Robson Conceição e Hebert Conceição, campeões nas edições do Rio-2016 e Tóquio-2021, respectivamente. O encontro serviu para apresentar projetos para valorização do boxe na Bahia.

Além do novo Centro de Treinamento de Boxe e Artes Marciais que será instalado na capital baiana, o governador anunciou, nesta quinta-feira, 16, mudanças também na gestão do centro Pan-americano de judô, em Lauro de Freitas, que deve abrigar outras modalidades de lutas.

“Nós estamos transformando aquele espaço que era somente para o judô, em Lauro de Freitas, num centro estadual de lutas, onde o boxe com certeza será destaque, e nossa intenção é transformar aquele espaço num espaço de lutas semanais. Teremos o centro de treinamento de boxe na cidade baixa. Queremos replicar isso em outros lugares do estado em parceria com as academias de boxe e também replicar isso nas escolas. Temos três formas de apoiar o boxe, primeiro com esse apoio de monitoria de iniciação esportiva nas escolas estaduais, o segundo é um patrocínio via FazAtleta para os projetos de iniciação, e para os dois campeões de boxe que estão aqui. Vamos soltar os editais de gestão do centro de treinamento e queremos a participação deles”, afirmou Rui.

O projeto possui um investimento de R$ 4,2 milhões e tem como objetivo garantir as condições apropriadas para a prática do esporte e o desenvolvimento dos atletas baianos das modalidades, além de fomentar interesse pelos esportes nos jovens de todo o estado. De acordo com Rui, o espaço deverá está pronto até o primeiro semestre de 2022 e funcionará no Largo de Roma, na Cidade Baixa.

O treinador Luís Dórea, que acompanhou ambos campeões olímpicos baianos, fez questão de agradecer ao governador pela iniciativa no esporte, e garantiu que os jovens baianos agora têm mais oportunidades de saírem dos caminhos das drogas e se tornarem grandes medalhistas. “O boxe baiano é o melhor boxe de todo o país e isso faz com que nossos jovens desejem um caminho de sucesso longe das drogas”.

O centro vai contar com uma estrutura térrea e de mezanino, onde estará distribuídas o hall de entrada com mesas e espaço para o atendimento público, o estacionamento, espaço de convivência com vista para o mar, vestiário masculino e feminino com acessibilidade para pessoas com deficiências (PCD), além de refeitório mobiliado com mesas e sofás, para descanso e interação entre os atletas.

Depois da obra concluída pela Conder, o centro ficará sob a gestão da Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb), que vai adquirir os equipamentos necessários para a prática do boxe e das lutas marciais. Essa nova licitação será realizada pela Sudesb no dia 6 de outubro.

Rui anunciou ainda a realização de editais para a gestão do centro de treinamento; gestão do centro Pan-americano de judô, que agora deve abrigar grandes lutas nacionais e internacionais de várias artes marciais; e o edital do Fazatleta que vai beneficiar os esportistas baianos.

“Nós não vamos mais nos deslocar para São Paulo para treinar nossos campeões, vamos preparar outros Hebert e outros Robson dentro do nosso estado”, foi o que o campeão olímpico Robson Conceição disse sentir com a apresentação do projeto do centro de treinamentos, pelo governador Rui Costa. A Tarde – Foto Carol Garcia /GOV/BA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *