Portaria garante atendimento pelo SUAS às mulheres vítimas de violência

Diante do aumento do número de casos de agressão contra mulheres durante o período de isolamento social motivado pela pandemia de Covid-19, o Governo Federal publicou nesta terça-feira (02.06) uma portaria com orientações para o atendimento de vítimas pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O objetivo é garantir a proteção das mulheres em situação de violência doméstica e familiar, permitir a continuidade do serviço de atendimento, considerado essencial, e a segurança das equipes da rede socioassistencial.

A Nota Técnica nº 25/2020, aprovada pela Portaria nº 86 apresenthttps://www.gov.br/pt-br/noticias/assistencia-social/2020/06/portaria-do-governo-federal-garante-e-organiza-o-atendimento-pelo-suas-as-mulheres-vitimas-de-violencia/whatsapp-image-2020-06-05-at-15-16-51.jpeg/@@images/a4a52230-ac6a-47cd-94c2-17733e2a6059.jpega recomendações a órgãos gestores da política de assistência social, orientações para o trabalho das equipes do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) para o atendimento dessas mulheres no CREAS, além de medidas direcionadas à prevenção e ao cuidado com as equipes de Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade do SUAS.

“O papel do órgão gestor é central para organização e implementação de ações necessárias para prevenção e proteção em situações de violência. Por isso, essa portaria destaca a importância do planejamento e da intersetorialidade, de forma a colocar toda a estrutura do Estado e das organizações que complementam a assistência social em favor das mulheres, das meninas, das famílias que estão em contexto de violência”, explica a secretária nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania, Mariana Neris. Informe baiano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *