Nadador baiano consegue realizar travessia no Canal da Mancha

Humberto Costa Júnior é primeiro nascido na Bahia a realizar o feito.

Atravessar 33 km nadando, do estreito de Dover, na Inglaterra, ao cabo Gris Nez, em Calais, na França, onde fica o famoso e temido Canal da Mancha. Essa foi a distância que o médico baiano Humberto Costa Júnior, de 45 anos percorreu nesta quinta-feira (08). Para driblar as correntezas, ele teve que ir por um caminho mais longo e totalizou 45km em 10h e 42m.

Ele é o primeiro nadador nascido na Bahia a conseguir o feito. Anteriormente, o paratleta Marcelo Collet, paulista radicado no estado, havia vencido o desafio. O atleta foi treinado por Péricles Arcanjo.

Foto: divulgação

Acostumado a fazer maratonas aquáticas, Humberto se preparou bastante para ter sucesso na empreitada. Já fez a travessia de Salvador a Mar Grande (travessia de Todos-os-Santos), com 12km, a 14 Bis, em São Paulo, com 24 km. A cada quinze dias ele faz uma travessia de farol a farol, entre Itapuã e a Barra.

A dificuldade de fazer a travessia é gigantesca. Encarada como o “Everest das águas”, estima-se que 10 nadadores tenham falecida ao tentar encarar o desafio, ao longo de 144 anos. Uma delas foi a nadadora brasileira Renata Agondi, em 1998. Varela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *