Cadeirante de 54 anos participa da Maratona de Salvador

Angelina Nascimento, 54 anos, a campeã paraolímpica que está sob a cadeira de rodas desde 2000. Porém para ela, a deficiência nunca foi um empecilho. A também guardadora de carros participa da Maratona de Salvador, neste domingo, 15, na orla da capital baiana.

A veterana fará o percurso da meia maratona, enfrentando 21 km. Angelina busca vencer mais uma competição, já que na carreira ela soma conquistas de quatro meias maratonas pelo Brasil. No ano passado, Angelina percorreu 42 km da prova em Salvador. “Participo de provas em todo o país, mas fazer parte da maratona da minha cidade é um orgulho. Darei toda a minha energia para levar”, revela a paratleta.

>> Trânsito terá esquema especial durante a Maratona de Salvador

Há 19 anos Angelina teve paralisia nas pernas devido uma infecção através da água de esgoto. Ela contraiu um distúrbio neurológico chamado de polineuropatia, ficou hospitalizada por um ano e, após esse período, teve a perda total do movimento dos membros inferiores.

Sem dar chance às dificuldades, Angelina viu nas corridas a chance de reabilitação. Iniciou as sessões de fisioterapia e passou a treinar num triciclo. Ela comemora a chance de viver novamente. “A corrida salvou minha vida! Correr para mim é tudo. Sem meu esporte eu estaria em cima de uma cama me lamentando”.

Desde então Angelina se tornou uma paratleta vencedora. Foi campeã de provas tradicionais como a Maratona do Rio de Janeiro, a Volta Internacional da Pampulha e a São Silvestre. E neste domingo, 15, tentará mais um pódio na carreira.

Jornal a tarde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *